– Tempo de leitura: 2 minutos –
A tecnologia e a internet tornaram-se grandes aliadas da praticidade e da eficiência. Salvamos nossas senhas, nossos dados bancários, nossas localizações e confiamos que estamos completamente seguros. No entanto, visando obter vantagens, existem muitos golpistas disfarçados na internet, que podem expor nossas preciosas informações para pessoas oportunistas.
Por isso, neste post, listamos algumas coisas que podem enfraquecer a segurança dos seus dados. Se você ficou curioso para saber como fugir dessas ciladas, leia essa matéria na íntegra.
Disfarçados como e-mails de grandes empresas, ligações premiadas ou links que encaminham para alguma suposta ajuda social, muitas vezes, os usuários são enganados e levados à vulnerabilidade sem perceber. Assim, veja quatro maneiras que podem expor suas informações e saiba como evitar isso.
3 erros que você deve evitar para não expor suas informações online
Manter todas as suas redes sociais públicas
Boa parte das redes, como o Twitter e o Instagram, oferece a opção de tornar um perfil público ou privado. Com isso, muitas pessoas optam pelos perfis públicos que, em geral, não possuem problemas. Entretanto, isso também torna tais pessoas muito mais visíveis para olhos maldosamente atentos.
É muito mais fácil hackear alguém ao conhecer sua rotina, e esse é o grande malefício dos perfis abertos. Por isso, recomendamos que você tenha cuidado com o que posta, evite publicações que exponham documentos ou senhas e, posteriormente, considere privar algumas contas para evitar acessos dos mal-intencionados.
LEIA MAIS: Quer economizar? Veja 4 dicas para comprar pela internet e se dar bem!
Conceder acesso a aplicativos livremente
Alguns aplicativos e sites que aparentam te ajudar, na realidade, podem acabar te prejudicando. Isso porque, hoje em dia, os acessos te pedem permissão para visualizar seus dados ou utilizar os “cookies”.
Portanto, antes de aceitar todas as proposições de um site ou aplicativo, dê uma lida, confira sobre o que eles querem ter acesso e veja se isso não põe em jogo seus dados salvos ou se não é uma brecha para te encaminhar um golpe.
LEIA TAMBÉM: Costuma usar bancos online? Veja 4 erros graves que as pessoas cometem!
Acessar redes públicas de internet
Eu sei, um Wi-Fi aberto é tentador; mas essas redes podem se tornar iscas para invadirem o sistema do seu celular ou de outro aparelho eletrônico, tendo acesso a todas as suas informações, como senhas, informações bancárias, fotos, etc.
Assim, evite conectar-se a essas redes desconhecidas, analise o local de acesso e, sempre que possível, use o seu próprio pacote de internet. Nunca se sabe o nível de segurança de uma conexão de Wi-Fi aberto.
Gostou deste conteúdo? Então, continue navegando pelo Rotas de Viagem para conferir mais artigos informativos e curiosidades sobre diversos assuntos!