Erick Jacquin, por sua vez, garantiu o quanto o estudante de ciência da computação foi dedicado e cozinhou bem. Para o chef, a prova foi definida nos detalhes: “O ponto da carne passou”, lamentou ao comentar o porco envolto no bacon, com molho e legumes de acompanhamento.
Mereceu?
Em entrevista ao Band.com.br, ao término das gravações, Rafael lamentou o resultado. Ele afirma que a semifinal aumentou a pressão e, desde a 1ª prova da noite, em que teve que reproduzir pratos do MasterChef Profissionais, estava aflito.
“A ansiedade bateu muito. Fiquei muito nervoso e acabei transparecendo tudo, já no mercado não peguei a metade das coisas que eu queria.”
O estudante diz que se cobra muito e, ainda na cozinha, ficou paralisado ao ouvir sobre sua eliminação. Ele até tentou, mas não conseguiu disfarçar a tristeza e revirou os olhos com a comemoração de Fernanda. Os dois foram rivais ao longo de toda a temporada.
“Se tivesse uma final com Renato e Lays eu estaria de cabeça erguida. Eles merecem muito. Mas a Fernanda ficou fora [do programa] metade da competição, não foi um destaque positivo. Ganhou agora a primeira prova, porque foi carregada em provas em equipe”, retrucou.
Apesar de indignado, Rafael aceita e concorda com a avaliação dos jurados. “Hoje ela [a Fernanda] mereceu ter ganhado, sim, isso foi justíssimo”, pontua. Os comentários positivos do elenco emocionaram o competidor. “Sempre duvidei muito da minha capacidade de cozinhar e questionei se eu realmente era bom ou não. Agora, acho que tenho futuro nisso, estou muito feliz, é muito bom.”
Rafael quer ser profissional
Além de motivado por Helena Rizzo, o cozinheiro amador planeja seguir os passos da chef. Como ela, ele planeja estudar gastronomia na Espanha: “É isso o que eu vou fazer. Falta um ano para me formar, mas vou trancar […] Agora, quero pegar um estágio em algum lugar, de preferência no Rio, e trabalhar alguns meses. Depois, vejo como vai ser”, analisa.
Fã do programa, Rafael admira a cozinha profissional e pretende seguir na área com cautela e cuidado. “Eu respeito muito a profissão e sei que ninguém vai sair do MasterChef sendo chef, nunca! Nem quem ganha, nem quem perde. Eu não tenho a menor capacidade de sair daqui e abrir um restaurante, preciso aprender muito”, finaliza. Desejamos sucesso, Rafael!
O que rolou no 16º episódio do MasterChef
Eles estão de volta
No primeiro desafio da noite, o top 3 foi surpreendido com a visita inesperada de Daisy, Pablo e Rafael, os três campeões do MasterChef Profissionais. A prova que garantiu a primeira vaga na final da temporada 2022 foi reproduzir os três pratos vencedores.
Língua, pato ou ancho?
Lays, por ter sido a melhor da última avaliação, definiu qual receita cada competidor deveria preparar. A designer escolheu a receita da Daisy, enquanto designou a do Pablo para Rafael e a do Rafael para Fernanda.
Ao término de 1h15, Lays teve o melhor desempenho e comemorou a classificação na final emocionada. Rafael serviu língua um pouco dura e Fernanda apresentou pato queimado.
Noite de banquete
Como consta a tradição, na última prova antes da final, os participantes prepararam um delicioso banquete para os chefs. A missão foi cozinhar lombo de porco, envolto em bacon, com molho e acompanhamento.
Quem vai à final?
A disputa foi dramática e definida nos detalhes. Ao término da degustação, Jacquin, Fogaça e Helena gostaram mais do prato da Fernanda. O ponto de cocção da carne foi o diferencial, garantindo a vaga da loba na final ao lado de Lays. Rafael deixou o programa emocionado.