Esse vegetal que existe há tantos anos tem a sua produção em toneladas e lidera com a Indonésia.
O alho-poró é um vegetal muito versátil e saboroso. É membro da família das cebolas e lembra as cebolinhas. Com um sabor suave, se torna um ótimo complemento para sopas, ensopados e outros pratos que contêm carne branca. Além disso, serve como um bom acompanhamento e tempero, podendo ser preparado de várias formas. Acompanhe a leitura deste artigo e saiba qual a maior produção de alho-poró.
Leia mais: Como plantar alho-poró em casa: confira agora o passo a passo
Você sabe de onde vem o alho-poró?
Os antigos egípcios, gregos e romanos já usavam o alho-poró em sua culinária e só depois transportaram a planta para outras regiões da Europa. Além disso, esse vegetal é pertencente à mesma família (chamada Alliaceae) do próprio alho e das cebolas também.
Os benefícios desse vegetal
Esse vegetal também é bastante saudável e conta com muitos benefícios, sendo pouco calórico e rico em fibras e vitamina K. Veja abaixo algumas vantagens no seu consumo:
- Contribui para um bom funcionamento intestinal: Devido ao seu alto teor de fibras, o alho-poró ajuda a manter o funcionamento ideal do sistema digestivo.
- Combate o envelhecimento precoce e possui propriedades anti-inflamatórias: Por ser rico em antioxidantes como flavonoides e polifenóis que inibem a ação oxidante dos radicais livres, previnem o envelhecimento prematuro do corpo em geral.
- Diminui a retenção hídrica: O alho-poró possui propriedades diuréticas que ajudam a reduzir a retenção e auxiliam na eliminação de toxinas do organismo.
- Benéfico para a saúde do coração: Reduz o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, fortalece o sistema imunológico e previne o aumento de glicose no sangue.
- Melhora a saúde dos olhos: Contém luteína e zeaxantina, substâncias que protegem os olhos do envelhecimento e oxidação.
O país que lidera a produção de alho-poró
Com 590.596 toneladas, a Indonésia foi classificada como o país de maior produção de alho-poró em uma comparação com 58 países feita no ano de 2020. Isso representou 27,35% da produção global de alho-poró.
Além disso, as informações registradas no site da Tridge reforçam que a Alemanha foi o principal importador de alho-poró no ano de 2021, e os Países Baixos são os principais exportadores desse vegetal.
Ranking dos 10 principais países
1º Indonésia
2º Turquia
3º França
4º Bélgica
5º Coreia do Sul
6º China
7º Cazaquistão
8º Alemanha
9º Países Baixos
10º Espanha