JBC News
  • Login
  • Home
  • News
  • Sport
  • Reel
  • World

    Homem é preso na China por críticas a um desfile militar – Revista Oeste

    Navio a diesel ultrapoluente levará Greta Thunberg a Gaza – Revista Oeste

    Elevador da Glória descarrila em Lisboa e deixa ao menos 20 feridos – CNN Brasil

    Governo Trump divulga primeiras fotos de navios de guerra no Caribe; VEJA – G1

    ‘Se governo perder caso das tarifas na Suprema Corte, será o fim dos EUA’, diz conselheiro de Trump – Estadão

    Juiz dos EUA bloqueia deportações de crianças migrantes desacompanhadas para a Guatemala – G1

    Turista morre em parque da Disney em Hong Kong após desmaiar durante atração – R7

    1º encontro entre Lula e Trump tem data para acontecer; saiba quando e onde – Diário do Centro do Mundo

    EUA x Venezuela: Tensão aumenta com chegada de navios de guerra ao Caribe – CNN Brasil

  • Worklife
  • Travel
  • Future
  • More
    • Culture
    • Music
10 °c
London
15 ° Thu
16 ° Fri
8 ° Sat
7 ° Sun
No Result
View All Result

Welcome to JBC.com

sábado, setembro 6, 2025
JBC News
  • Home
  • News
  • Sport
  • Reel
  • World

    Homem é preso na China por críticas a um desfile militar – Revista Oeste

    Navio a diesel ultrapoluente levará Greta Thunberg a Gaza – Revista Oeste

    Elevador da Glória descarrila em Lisboa e deixa ao menos 20 feridos – CNN Brasil

    Governo Trump divulga primeiras fotos de navios de guerra no Caribe; VEJA – G1

    ‘Se governo perder caso das tarifas na Suprema Corte, será o fim dos EUA’, diz conselheiro de Trump – Estadão

    Juiz dos EUA bloqueia deportações de crianças migrantes desacompanhadas para a Guatemala – G1

    Turista morre em parque da Disney em Hong Kong após desmaiar durante atração – R7

    1º encontro entre Lula e Trump tem data para acontecer; saiba quando e onde – Diário do Centro do Mundo

    EUA x Venezuela: Tensão aumenta com chegada de navios de guerra ao Caribe – CNN Brasil

  • Worklife
  • Travel
  • Future
  • More
    • Culture
    • Music
No Result
View All Result
JBC News
No Result
View All Result
Home Saúde

Setembro amarelo: o que é distimia, um dos tipos de depressão mais difíceis de diagnosticar | Saúde

setembro 6, 2022
in Saúde
10 min read
318 6
0
353
SHARES
1.4k
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter


A servidora pública e comunicadora Ana Bacovis sentiu os primeiros sintomas da distimia — ou transtorno depressivo persistente — ainda na pré-adolescência. Aos 13 anos de idade, sofria com autoestima baixa, tinha problemas para se relacionar e começou a ter uma visão sempre ruim em relação à vida.

“Eu me via muito como uma pessoa realista, mas na verdade eu era pessimista. A gente acaba ficando numa situação que acha que é normal”, diz ela.

Demorou algum tempo até que seus pais percebessem que o comportamento da filha estava atípico. Momentos de raiva e irritabilidade foram os indicativos para que eles levassem Ana a procurar ajuda.

“Temos uma visão distorcida da depressão, mas eu tinha pontos de alegria, picos muito grandes de euforia, depois terminava e vinha a tristeza”, relembra.

Mesmo tendo os sintomas iniciais do transtorno, ela só recebeu um diagnóstico quando já estava com sinais mais avançados de depressão. Ao receber atendimento médico, a jovem soube que sofria com distimia e que tinha um grau moderado de ansiedade.

Assim como Ana, é muito comum diversos pacientes receberem o diagnóstico desse tipo de depressão após décadas convivendo com os sintomas. Muitas vezes, os sinais mais evidentes são confundidos com a personalidade, “jeito” do indivíduo e podem ser subdiagnosticados até por médicos.

2 de 3 Ana Bacovis apresentou os primeiros sintomas de distimia ainda na pré-adolescência — Foto: Arquivo pessoal

Ana Bacovis apresentou os primeiros sintomas de distimia ainda na pré-adolescência — Foto: Arquivo pessoal

“A história mais comum que ocorre é alguém que tenha algum quadro de depressão leve ou de distimia, mas só quando os sintomas de depressão ficam mais graves o paciente procura ajuda e descobre que sofre com o transtorno”, destaca Marcelo Heyde, psiquiatra e professor da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

  • Veja também: 8 dúvidas sobre a doença que afeta 11% dos brasileiros

O transtorno depressivo persistente é uma forma crônica de depressão e pode surgir na infância ou na adolescência, antes dos 21 anos de idade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a distimia atinge aproximadamente 6% da população mundial.

A principal diferença dela para o tipo clássico é que, nesta, a pessoa consegue ser funcional e realizar suas atividades normalmente. No entanto, trabalhar, estudar e outras ações do dia a dia são um pouco mais difíceis de serem feitas.

“Ela faz as atividades com um custo maior da rotina e com uma produtividade reduzida por causa dos sintomas. Ela é funcional, mas a custa de maior esforço”, explica Márcia Haag, psiquiatra e professora da Universidade Positivo, em Curitiba (PR).

  • Veja também: Depressão cresce 41% com pandemia: ‘apoio é essencial para sair do fundo do poço’, conta humorista

Segundo os especialistas ouvidos pela BBC News Brasil, ainda não há um consenso sobre o que provoca a distimia. Normalmente, o transtorno pode ser multifatorial e gerado por fatores estressores durante a infância, predisposição genética e biológica, traumas ou questões sociais.

“É possível perceber que na fase adulta, é muito comum o paciente chegar com choro fácil e quando vai investigar, ele era uma criança mais quieta e tinha dificuldade de relacionamento”, ressalta Bianca Breda, psicóloga e especialista em terapias cognitivas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

3 de 3 Esta forma crônica de depressão pode surgir na infância ou na adolescência — Foto: Getty Images

Esta forma crônica de depressão pode surgir na infância ou na adolescência — Foto: Getty Images

No caso de Ana, ela só descobriu a doença devido ao seu trabalho em um centro de apoio a crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. Por ter atendimento psicológico no local, a jovem pôde entender o que estava acontecendo com ela.

  • Veja também: Estudo sugere que depressão não está relacionada com baixos níveis de serotonina, o ‘hormônio da felicidade’

Como identificar e diferenciar do tipo clássico?

Diferentemente de outros episódios de depressão, que são mais fáceis de serem reconhecidos, a distimia tem caraterísticas “camufladas” e próprias.

Além do tempo de duração ser maior, os sinais mais comuns podem se manifestar por meio de cansaço, fadiga, autoestima baixa, indecisão e pessimismo exagerado.

Já na depressão comum e mais conhecida, a pessoa tende a mostrar sintomas exacerbados de tristeza, desânimo, falta de interesse nas coisas, perda de apetite e outros sinais que podem ser percebidos por pessoas ao redor e pelo próprio paciente.

“Na depressão há uma intensidade maior, o sofrimento de uma pessoa com depressão geralmente é maior e classificamos como leve, moderado ou grave. Geralmente está vinculada a algum evento”, afirma Breda.

  • Número de jovens deprimidos dobra após a pandemia; entenda os motivos

Esse transtorno é considerado um dos tipos de depressão mais difíceis de diagnosticar e em muitos casos é confundido como sendo “da personalidade”.

Por causa desse erro comum, o diagnóstico se torna tardio e prejudica os pacientes na busca pelo tratamento correto, que pode ocorrer após décadas. É fundamental, de acordo com os especialistas, deixar de dizer que determinada pessoa é chata, “cricri”, que ela é e foi assim vida inteira e, por isso, não vai mudar mais.

“A distimia vem de forma devagar e arrastada, porém, com o passar dos anos, apesar de ser leve, o impacto funcional é grande, pois a pessoa ganha apelidos como ranzinza e mal-humorada. Isso culturalmente é aceito, mas vai atrasando o diagnóstico e também reforça o neuroticismo, que é um traço de personalidade de ver as coisas mais negativas”, explica o psiquiatra da PUC-PR.

A servidora pública, por exemplo, tinha dificuldades em se relacionar na escola e não sabia o motivo. “Eu sempre tive uma insegurança muito maior, principalmente amorosa e me bloqueava muito”, diz.

Ela também acreditou que todos esses sentimentos faziam parte do seu comportamento, e que, com o tempo, poderiam passar. Mas isso não ocorreu e a oscilação do humor acontecia com frequência.

“Quem tem distimia tem uma vida muito conturbada consigo mesma. A gente acaba se irritando uma hora”, conta Ana.

Como procurar ajuda e tratar o transtorno

É fundamental que o paciente procure atendimento precoce para evitar subdiagnósticos. Muitas vezes, quando há uma queixa pontual em relação a uma outra doença, ele pode não procurar um serviço psiquiátrico e, de forma generalista, receber um diagnóstico de outra enfermidade e a distimia passa despercebida.

“A própria depressão tem até 50% dos casos que não são diagnosticados por médicos de atenção primária. Imagina a distimia que a pessoa pode se queixar de cansaço, fadiga e autoestima baixa. É bem comum associar com outras doenças psiquiátricas, transtornos de ansiedade e uso de substâncias”, diz Haag.

O diagnóstico tardio, reforça a médica, pode ainda interferir no surgimento de outras doenças ou piorar cada uma delas.

“A distimia e depressão atingem o organismo de uma forma sistêmica e podem agravar condições clínicas crônicas como diabetes, hipertensão e doenças reumatológicas, fazendo com que o paciente precise de doses maiores de medicamentos ou uma associação superior de remédios para estabilizar aquela condição”, diz ela.

Como ainda há um tabu em relação à saúde mental, identificar o transtorno pode ser ainda mais complicado. O recomendado é procurar atendimento com psicólogos e psiquiatras, que avaliarão o caso e poderão determinar a linha terapêutica correta, que pode ser feita com medicamentos ou somente psicoterapia.

Na época em que Ana descobriu a distimia, ela seguiu com psicoterapia e terapias “alternativas”, já que, devido a sua idade, sua psicóloga preferiu não receitar medicamentos.

Por alguns anos, a servidora pública interrompeu as sessões de terapia, mas desde o início da pandemia de covid-19, em 2020, voltou com o tratamento. Desde que retornou com o acompanhamento psicológico, percebeu uma melhora significativa.

Os especialistas reforçam a importância de não interromper o tratamento sem autorização de um profissional de saúde e que a evolução do transtorno precisa ser observada de forma contínua.

O acompanhamento médico pode durar meses ou anos, mas é indispensável para melhora dos sintomas e qualidade de vida do paciente.

  • Antidepressivos são mais seguros agora do que há 30 anos; guia mostra tipos, efeitos e mais em 8 tópicos
  • CAPS e Unidades Básicas de Saúde (saúde da família, postos e centros de saúde)
  • UPA 24h
  • Samu 192
  • Hospitais
  • Pronto-socorro
  • CVV – Centro de Valorização da Vida (apoio emocional e prevenção do suicídio)
  • 188 (ligação gratuita a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular)
  • www.cvv.org.br (Chat, Skype ou e-mail)



Source link

Related posts

Anvisa alerta sobre efeitos colaterais da tadalafila, de perda de visão a ereção dolorosa – O TEMPO

setembro 5, 2025

Novo tratamento de Alzheimer começa a ser aplicado no Brasil: como funciona o remédio que custa a partir de R$5 mil a dose? – O Globo

setembro 4, 2025
Previous Post

Billy Idol diz que “adoraria conhecer” Supla ao saber de visual parecido

Next Post

In pictures: Liz Truss becomes UK's 56th PM

Next Post

In pictures: Liz Truss becomes UK's 56th PM

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMMENDED NEWS

Nova pesquisa Quaest mostra Topázio na liderança e disputa acirrada por 2º lugar em Florianópolis – NSC Total

12 meses ago

Lixeira automática com sensor vale a pena? Veja o que diz quem comprou – UOL

1 ano ago

Biles dá show diante de Lady Gaga e Snoop Dogg, mas panturrilha preocupa – UOL Esporte

1 ano ago

Anitta pede ajuda profissional após o susto de ter o seu cabelo cortado por Gkay: “Aprendizado”

3 anos ago

FOLLOW US

  • 139 Followers
  • 26.5k Followers
  • 206k Subscribers

BROWSE BY CATEGORIES

  • Business
  • Entretenimento
  • In Pictures
  • Saúde
  • Sports
  • Technology
  • Top News
  • World

BROWSE BY TOPICS

a fazenda 14 Ao vivo Bolsonaro Botafogo brasil camera phone cnn cnn ao vivo cnn brasil cnn brasil ao vivo cnn brasil ao vivo agora online cnn brasil notícias copa do mundo Corinthians covid-19 ECONOMIA Entretenimento Famosos Flamengo folha free futebol jornal cnn brasil Lula Música notícias notícias ao vivo notícias de hoje notícias do dia notícias perto de mim POLÍTICA Record record tv Santos saúde Seleção Brasileira sharing são paulo tnt sports TV e Famosos upload video video phone últimas notícias cnn brasil

Top Stories

  • Casas Bahia fará Pix para clientes durante a Copa; saiba mais!

    353 shares
    Share 141 Tweet 88
  • SAG Awards: Zendaya, Paul Mescal and Christina Applegate among stars on red carpet

    352 shares
    Share 141 Tweet 88
  • Lula faz preço da gasolina cair pela segunda semana consecutiva

    352 shares
    Share 141 Tweet 88
  • Crowning queens and coming of age

    354 shares
    Share 142 Tweet 89
  • ESTE hábito “inocente” pode esconder doenças mais sérias

    352 shares
    Share 141 Tweet 88

Features

Technology

WhatsApp testa nova interface com design Liquid Glass no iPhone – TudoCelular.com

by admin
setembro 5, 2025
0

WhatsApp testa nova interface com design Liquid Glass no iPhone  TudoCelular.com Source link

Read more

Anvisa alerta sobre efeitos colaterais da tadalafila, de perda de visão a ereção dolorosa – O TEMPO

setembro 5, 2025

"Minha vida virou um inferno": Paolla Oliveira fala sobre ataques ao seu corpo – Diário do Centro do Mundo

setembro 5, 2025

Moraes pede dia extra para julgamento sobre núcleo crucial da tentativa de golpe – G1

setembro 5, 2025

Homem é preso na China por críticas a um desfile militar – Revista Oeste

setembro 5, 2025

Recent News

  • WhatsApp testa nova interface com design Liquid Glass no iPhone – TudoCelular.com
  • Anvisa alerta sobre efeitos colaterais da tadalafila, de perda de visão a ereção dolorosa – O TEMPO
  • "Minha vida virou um inferno": Paolla Oliveira fala sobre ataques ao seu corpo – Diário do Centro do Mundo
JBC News

Breaking news, sport, TV, radio and a whole lot more.
The JBC informs, educates and entertains - wherever you are, whatever your age.

Follow us on social media:

Category

  • Business
  • Entretenimento
  • In Pictures
  • Saúde
  • Sports
  • Technology
  • Top News
  • World

Popular Stories

In Pictures

Performers hit west London for main parade

agosto 26, 2025

Recent News

WhatsApp testa nova interface com design Liquid Glass no iPhone – TudoCelular.com

setembro 5, 2025

Anvisa alerta sobre efeitos colaterais da tadalafila, de perda de visão a ereção dolorosa – O TEMPO

setembro 5, 2025
  • Home
  • News
  • Sport
  • Reel
  • World
  • Worklife
  • Travel
  • Future
  • More

© 2022 Kede - News Kede.

  • Home
  • News
  • Sport
  • Reel
  • Travel
  • WorkLife
  • Future
  • World
  • Technology
  • Login

© 2022 Kede - News Kede.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In