O primeiro debate entre candidatos ao governo de Minas Gerais ocorre neste domingo (7). A transmissão é comandada pela “TV Band” a partir de 21h. Foram convocados candidatos dos partidos que têm representatividade no Congresso, conforme determina o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). A reportagem de O TEMPO está nos estúdios da emissora. Antes do debate, haverá coletiva de imprensa. Os cinco candidatos convidados estão confirmados.
Acompanhe
Transmissão
Regras do debate
O debate contará com três blocos, nos quais os candidatos poderão discutir e apresentar propostas para os principais problemas do estado.
Primeiro bloco
Cada candidato tem um minuto para responder uma primeira pergunta programática, escolhida pela produção da Band. As respostas acompanham a ordem de posicionamento no vídeo, da esquerda para a direita, conforme sorteio prévio.
Na sequência, começa a primeira rodada em que candidato pergunta para candidato em ordem já definida previamente.
Pergunta: um minuto
Resposta: quatro minutos (tempo a ser distribuído entre resposta, de ao menos um minuto, e tréplica)
Réplica: um minuto
Tréplica: tempo que restar da resposta
Segundo bloco
Jornalistas do Grupo Bandeirantes fazem perguntas para os candidatos, escolhendo quem vai responder e quem vai comentar a resposta. Todos respondem e todos comentam.
Pergunta: um minuto
Resposta: dois minutos
Comentário: um minuto
Réplica: um minuto
Terceiro bloco
Em ordem definida por sorteio, candidato pergunta para candidato. Todos perguntam e todos respondem.
Pergunta: um minuto
Resposta: quatro minutos (tempo a ser distribuído entre resposta, de ao menos um minuto, e tréplica)
Réplica: um minuto
Tréplica: tempo que restar da resposta
Considerações finais
Cada candidato tem um minuto para as considerações finais, em ordem inversa ao início do debate
Saiba quem são os candidatos que vão participar do debate da TV Band
Alexandre Kalil (PSD)
Foi eleito prefeito de Belo Horizonte nas eleições de 2016 e 2020. Em 28 de março de 2022, renunciou à prefeitura da capital para ser candidato ao governo de Minas Gerais. Foi eleito, em 2021, para comandar a Frente Mineira de Prefeitos.
Antes de completar 25 anos, já atuava como dirigente de clubes esportivos e comandava os negócios da família, dirigindo a empresa Erkal Engenharia LTDA, especializada em infraestrutura rodoviária, urbana, civil e industrial. Elegeu-se presidente do Clube Atlético Mineiro em 30 de outubro de 2008, cargo que ocupou até 3 de dezembro de 2014, conquistando títulos como a inédita Taça Libertadores da América-2013, a Copa do Brasil-2014, além da Recopa Sul-americana e três campeonatos mineiros: 2010, 2012 e 2013.
Alexandre Kalil é casado com a arquiteta Ana Laender. É pai de três filhos, Lucas, Felipe e João Luiz e avô de quatro netas: Catarina, Helena, Eduarda e Bianca.
Carlos Viana (PL)
Carlos Viana tem 59 anos, sendo 23 deles dedicados ao jornalismo em televisão, rádio, jornais e revistas, além de editor-chefe do National – The Brazilian Newspaper em Nova Jersey, Estados Unidos. Foi, também, como professor universitário na PUC Minas, UniBH e Newton Paiva.
Antes de atuar no jornalismo, trabalhou durante seis anos como representante em Minas Gerais da Lufthansa – Linhas Aéreas Alemãs.
Em 2018, foi eleito senador com mais de 3,5 milhões de votos. Em dezembro de 2020, assumiu o cargo de vice-líder do governo no Senado Federal.
Carlos Viana é casado, tem dois filhos e dois netos.
Lorene Figueiredo (PSOL)
Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desde 2018, Lorene ingressou no magistério aos 15 anos e, desde os 18, leciona na educação pública. É bacharel em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e fez doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Filiada ao PSOL desde 2016, a professora, que tem 56 anos, tentou se eleger para o cargo de deputada estadual nas eleições de 2018 e para a prefeitura de Juiz de Fora em 2020, mas foi derrotada em ambos os pleitos.
Entre as pautas que ela defende estão “a reconstrução da democracia, combate à fome e ao desemprego, e o combate à carestia”. Sempre participou de movimentos sociais em defesa das bandeiras feministas, socialistas e ambientais, também tem colocado o meio ambiente como foco de sua campanha.
Marcus Pestana (PSDB)
Natural de Juiz de Fora, Marcus Pestana iniciou sua trajetória como líder estudantil e integrou o Comitê Brasileiro pela Anistia. Eleito o vereador mais jovem de Juiz de Fora, em 1982, aos 22 anos, coordenou a campanha pelas Diretas Já e foi o primeiro presidente do PSDB na cidade da Zona da Mata mineira. No início dos anos 90, foi secretário de Governo da prefeitura de Juiz de Fora.
Pestana foi deputado estadual por um mandato (2007 a 2011) e deputado federal por duas vezes (2011 a 2014 e 2015 a 2018).
Além disso, foi secretário-geral do PSDB nacional e esteve à frente da presidência regional do partido, de 2011 a 2015.
No executivo, foi secretário de Estado de Saúde entre 2003 e 2010 e presidiu o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) em 2005 e 2006. Ainda no governo de Minas, foi secretário-adjunto na Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral, de 1995 a 1997 e, na sequência, assumiu o cargo de secretário de Estado de Planejamento, em 1998. Foi secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, em 2002, e chefe de gabinete do Ministério das Comunicações, de 1999 a 2001.
Formado em Economia, é professor licenciado do Departamento de Economia e Finanças da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Romeu Zema (Novo)
Romeu Zema é gestor formado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (SP).
Iniciou sua trajetória profissional cedo, aos 11 anos, seguindo os passos do pai. Foi cobrador, frentista, balconista, estoquista, caixa, comprador, vendedor, analista de marketing, analista comercial e gerente. Em 1991, assumiu o controle das Lojas Zema, quando a rede varejista passou de quatro unidades em Minas Gerias para 430 lojas nos Estados de Minas, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia e Espírito Santo. Zema ainda foi membro do Conselho do Grupo Zema. A organização emprega 5 mil trabalhadores diretos e conta com aproximadamente 1.500 indiretos.
Em 2018, Romeu Zema candidatou-se ao governo de Minas e foi eleito no segundo turno com cerca de 72% dos votos dos mineiros.
Natural de Araxá, cidade do Triângulo Mineiro, Romeu Zema tem 57 anos e é pai de dois filhos.