Processadores chegam no dia 27 de setembro com preços semelhantes aos antecessores
A AMD fez o anúncio de lançamento dos primeiros produtos da família Ryzen 7000 para desktop, codinome Raphael, em um evento para a imprensa e transmitido online em seu canal do YouTube. Entre os principais destaques da geração estão o novo processo de fabricação de 5nm FinFET, o primeiro em um CPU para desktop, além de saltos de performance combinados com maior eficiência energética. Além dos processadores, também foram dados mais detalhes nas mainboards AM5 para esses modelos, bem como um novo padrão de auto-overclock de memórias RAM, o AMD EXPO.
Lisa Su, CEO da AMD, subiu ao palco para entregar a notícia que os engenheiros da empresa excederam a meta e entregaram um ganho total de IPC de 13%. Mas como a geração Zen4 atinge frequências de operação mais elevadas, o resultado final é uma performance por thread até 29% superior comparada aos produtos Ryzen 5000. Os processadores Ryzen 7000 tem boost de fábrica de até 5.7GHz, um incremento de 800MHz sobre a geração anterior.
O produto capaz de atingir esse clock é o “rei da montanha”, o Ryzen 9 7950X, produto com um total de 16 núcleos e 32 threads. No comparativo entre gerações, ele trás um incremento de até 30% em games e quase 50% em aplicações de renderização profissional.
Mas a empresa não se limitou a comparação com seus próprios produtos. Na disputa com o Core i9-12900K, produto topo de linha da rival Intel, apresentou ganhos de performance e de eficiência, entregando vantagens que excedem os 57% no desempenho e entregando uma performance por watt consumido até 47% superior.
Além do topo da família, a AMD também apresentou seus produtos high-end partindo desde o Ryzen 5 7600X, Ryzen 7 7700X e Ryzen 9 7900X. De acordo com a AMD, todos os seus produtos anunciados nesse lançamento conseguem entregar mais performance em games que o Intel Core i9-12900K, com o Ryzen 5 7600X ficando em média 5% à frente do mais potente produto do “lado azul da força”.
Comparativo
Preços
Preço no lançamento | U$ 699,00 | U$ 549,00 | U$ 399,00 | U$ 299,00 |
---|---|---|---|---|
Preço atualizado | U$ 699,00 | U$ 549,00 | U$ 399,00 | U$ 299,00 |
Especificações
Vídeo Integrado
Características Gerais
As evoluções do Zen4 dos Ryzen 7000
A empresa entrou em mais detalhes das modificações que realizou nessa nova geração de produtos, com uma crítica perceptível ao seu competidor. Enquanto a Intel estaria se conformando em apenas alimentar com mais energia seus produtos para buscar incrementos em performance, a AMD se posiciona como buscando melhorias em todas as frentes, aumentando desempenho na mesma medida que aumenta a eficiência em seu projeto, seja em aquecimento, em otimização dos processos e até no uso de área.
Os ganhos em performance nas Instruções por Clock (IPC, instructions per clock) são derivadas de mudanças no design do front-end do processador, combinadas com um mecanismo de predição de dados que acerta com mais sucesso os dados que serão requeridos pelo CPU, além de mais memória cache em nível 2 (L2 cache).
Mas potencialmente uma das maiores surpresas foi o investimento na performance através do AVX-512, incluindo o suporte a esse tipo complexo de instruções e colocando a AMD na contramão da Intel, que tirou o suporte em sua 12ª geração Intel Core, os Alder Lake. Na época, a Intel justificou a necessidade de desabilitar esse recurso de seus produtos para desktops mainstream porque os núcleos de eficiência não tem suporte a esse recurso, e a arquitetura híbrida precisa ser coerente, ou seja, o sistema operacional pode distribuir funções tanto aos núcleos de performance (p-cores) quanto os de eficiência (e-cores). Com uma arquitetura unificada, os Ryzen 7000 não sofrem desta limitação.
Como consumo e aquecimento andam juntos no mundo dos chips, as evoluções de eficiência energética também impactaram a capacidade de entregar mais performance em diferentes limitações de aquecimento. Enquanto os modelos mais potentes em 105W e 170W de dissipação de calor apresentam um ganho superando a casa dos 30%, o TDP de 65W, o mais comum no line-up de processadores domésticos, entrega o salto impressionante de 74%, passando perto de dobrar o desempenho dentro de um mesmo nível de dissipação de calor.
Uma mudança relevante da arquitetura Zen4 é que ela vai incorporar melhorias presentes no momento apenas na linha de notebooks dos processadores Ryzen, como estados de baixo consumo mais eficientes e trocas mais precisas no uso de energia. Esse é outro fator relevante para a evolução na eficiência dos produtos de desktop série 7000.
Qual o preço e quando chega os novos AMD Ryzen 7000
A nova geração de processadores da AMD baseados em Zen4 chegam a partir de 27 de setembro. Múltiplos modelos chegaram no mesmo preço comparativamente a geração anterior, sendo que a exceção é o Ryzen 7 7950X, que chega por US$ 699, uma redução de 100 dólares versus o sugerido no Ryzen 9 5950X.
O jornalista Diego Kerber viajou a Austin, no Texas, à convite da AMD.
…..