A Prefeitura do Rio começa nesta quinta-feira (28) a vacinar todas as pessoas com 18 anos ou mais com a quarta dose do imunizante contra a Covid (segunda dose de reforço).
O anúncio foi feito pelo próprio prefeito em sua rede social. “Bora vacinar! É só ter mais de 18 anos!”, postou Eduardo Paes.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que é preciso um intervalo de pelo menos quatro meses após a aplicação da primeira dose de reforço da vacina.
A cidade tem mais de 3,3 milhões de pessoas com alguma forma de atraso na vacinação. Enquanto isso, a Secretaria Municipal de Saúde corre contra o tempo para aplicar cerca de 100 mil doses da vacina da AstraZeneca que perdem a validade na próxima segunda-feira (1°).
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde do Rio, 544.792 pessoas não tomaram a segunda dose da vacina. Outras 1.751.954 não foram aos postos para a terceira dose, o primeiro reforço.
Rio tem 3,3 milhões de pessoas com vacina para Covid atrasada; lote com 100 mil doses de AstraZeneca vence em 5 dias
A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, por meio da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, encaminhou, nesta quinta, um ofício recomendando aos 92 municípios do estado a aplicação da quarta dose contra a Covid para pessoas com 18 anos ou mais.
Seguindo o Programa Nacional de Imunização (PNI), a imunização deve ocorrer com intervalo mínimo de 4 meses a partir do primeiro reforço.
O objetivo é ampliar a cobertura vacinal da população do estado, tendo em vista a baixa procura pelos grupos até então liberados para receber a quarta dose.