A Chevrolet S10 tem uma “prima” gringa, a Colorado. As duas picapes compartilham plataforma e parte do visual. Assim, quando uma muda, é sinal que a outra deve acompanhar a evolução. Nesta quinta-feira (28), a Chevrolet apresentou a nova geração da Colorado nos Estados Unidos.
Isso pode antecipar o que a picape brasileira terá nos próximos anos, a começar pelo visual. Até então, as duas caminhonetes traziam desenhos distintos, adequados para cada mercado. A nova geração, porém, deve aproximar os dois modelos. Assim, a S10 pode trazer muitos traços da Colorado – o que não é algo exatamente negativo.
A nova Colorado tem linhas robustas, com a adoção de um capô elevado, caixas de rodas quadradas e faróis afilados. Lembra a Silverado, confirmada para o Brasil em 2023, mas traz identidade própria.
Na traseira, a Chevrolet seguiu a moda de deixar a tampa da caçamba com elementos em alto relevo e lanternas recortadas, como fizeram recentemente as rivais Nissan Frontier, Ford Ranger e Volkswagen Amarok.
Compartimento na tampa da caçamba é uma das novidades da Chevrolet Colorado 2023 — Foto: Divulgação
Uma curiosidade é que a tampa da caçamba agora tem um porta-objetos integrado e a prova d’água com 1,14 m de largura e 10 cm de profundidade. O acesso só é possível quando a porta está abaixada.
A cabine foi completamente reformulada, com acabamento que parece ter materiais de melhor qualidade. Já o desenho tem elementos mais horizontais e menos arredondados. Agora há opção de quadro de instrumentos digital de oito polegadas, central multimídia de 11,3″ e materiais mais refinados.
O freio de estacionamento passa a ser eletrônico. Há ainda duas posições de carregamento de celular por indução e portas USB.
Cabine da Colorado 2023 traz freio de estacionamento eletrônico e central multimídia de 11,3 polegadas — Foto: Divulgação
Itens incomuns em picapes desse porte, como saídas de ventilação para os passageiros de trás e teto solar, estão entre os itens disponíveis em algumas configurações.
Falando na linha Colorado, serão cinco versões: Work Truck, LT, Z71, ZR2 e Trail Boss. Todas saem de fábrica com alertas de ponto cego e colisão frontal com frenagem automática de emergência, assistente de mudança de faixa com aviso de saída, faróis com facho alto automático e controlador de velocidade adaptativo.
Chevrolet Colorado passa a ser oferecida com uma motorização e entre-eixos padrão — Foto: Divulgação
A respeito das motorizações, a Chevrolet reduziu o número de opções a apenas uma: 2.7 turbo de quatro cilindros a gasolina. Porém, há três ajustes distintos, de acordo com a versão.
As versões Work Truck e LT terão 237 cv e 35,8 kgfm. Opcionalmente, podem escolher a configuração com 310 cv e 53,9 kgfm. Essa opção é padrão nos catálogos Z71 e Trail Boss.
Já a ZR2 traz os mesmos 310 cv, mas com torque ampliado para 59,4 kgfm.
Chevrolet Colorado ZR2 tem mais torque que as demais versões — Foto: Divulgação
Segundo a Chevrolet, o motor 2.7 é mais potente que as versões anteriores (2.8 a gasolina e V6 3.6 turbodiesel). O câmbio é sempre automático de oito marchas.
Outra novidade é que a Colorado passa a ter apenas configuração de cabine dupla com entre-eixos padrão (3,34 m). O comprimento varia de acordo com a versão, chegando a, no máximo, 5,41 m. Ainda há cinco modos de condução: Normal, Tow, Off-road, Terrain e Baja.
Chevrolet Colorado começa a ser produzida nos Estados Unidos apenas no ano que vem — Foto: Divulgação
A Chevrolet Colorado começa a ser produzida nos Estados Unidos no primeiro semestre de 2023. Já a nova geração da S10 só deve aparecer por aqui na virada para 2024.
Isso porque a Chevrolet tem outras duas picapes para lançar no Brasil antes da S10. A primeira é a Montana, que será mostrada ainda neste ano, mas só chega às lojas no início de 2023.
Depois dela, é a vez da Silverado retornar ao Brasil. A maior picape da marca por aqui terá motor V8 6.2 já presente no Camaro e deve ser vendida nas versões ZR2 e High Country.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.