O presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), Rubens Lopes, afirmou que será divulgada nesta quarta-feira (11/1) a empresa que exibirá os jogos do Campeonato Carioca-2023 no sistema pay-per-view, excetuando os duelos em que Botafogo e Vasco forem mandantes.
Em entrevista à Rádio Globo, Rubinho também descartou a possibilidade de os clubes exibirem os jogos em seus canais no YouTube. A Band vai exibir as partidas dos clubes na TV aberta, exceto quando Botafogo e Vasco forem mandantes – estes dois fecharam acordo com a LiveMode para os jogos serem exibidos pela Cazé TV.
– Será divulgado amanhã (quarta) onde serão transmitidas as partidas em TV fechada. Os clubes não vão transmitir em seus canais, nas TVs dos clubes. Será conhecido quem vai transmitir em TV fechada as partidas dos dez clubes. Amanhã vocês vão saber. O que eu posso garantir é que todas as partidas de todos os clubes serão transmitidas em TV fechada – disse Rubinho.
O presidente da Ferj voltou a dizer que a Federação não teve influência nas negociações dos direitos coletivos de TV do Estadual, apesar das notícias terem dado conta de que a entidade ofereceu o dobro do valor ao Flamengo depois de Botafogo e Vasco terem sinalizado positivamente aos termos do contrato, o que acabou gerando a ruptura.
– A partir da Lei do Mandante, os clubes têm direito de escolher quem vai fazer suas transmissões, é um direito legal. Evidentemente que uma negociação coletiva é muito melhor do que uma individual. O Botafogo e o Vasco optaram por não aderir ao contrato coletivo, é uma decisão que a Federação não intervém. A negociação comercial, o quanto cabe a cada clube, não cabe à Federação. A adesão ao contrato é uma decisão unilateral do clube que detém o mando de campo – frisou.