Pequenas Empresas & Grandes Negócios revela, nesta terça-feira (6/9), as 100 Startups to Watch 2022. A lista elege anualmente os negócios mais promissores do ecossistema de inovação brasileiro. Em sua quinta edição, a seleção reconhece as empresas que devem brilhar no mercado — enfrentando um cenário tanto desafiador como cheio de oportunidades — neste e nos próximos anos.
O setor vem em curva ascendente, apesar dos solavancos. Após um período marcado por recordes em investimentos, com um total de US$ 9 bilhões captados em 2021, o primeiro semestre de 2022 registrou uma redução nos aportes e demissões em startups de todos os tamanhos. Ainda assim, a oferta de capital deve permanecer consistente e há vieses favoráveis. “Tivemos nos últimos três anos rodadas gigantescas para poucas empresas. Sem as megarrodadas, os valuations estão retornando para as médias históricas. Isso é bom, dá mais sustentabilidade para a cadeia. Depois do excesso de capital, estamos voltando a ter equilíbrio”, avalia Maria Rita Spina Bueno, membro do conselho da Anjos do Brasil. Para Felipe Matos, presidente da ABStartups (Associação Brasileira de Startups), a expectativa para este ano é de crescimento tanto em número de startups como de investimento early stage.
A lista das 100 Startups to Watch – projeto desenvolvido por Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Época NEGÓCIOS, EloGroup e Innovc – retrata este momento cheio de possibilidades. As 1.872 inscritas foram avaliadas em grau de inovação, potencial de mercado, negócio, equipe e maturidade da solução. Pela primeira vez, o questionário trouxe perguntas sobre o perfil dos fundadores, incluindo raça/cor, gênero, deficiência e background socioeconômico, além de questões a respeito dos impactos sociais e ambientais positivos que a startup causa, e considerou esses aspectos na avaliação.
A partir dessa análise, foram selecionadas 200 finalistas, que passaram pelo crivo de um comitê formado por representantes das principais organizações, fundos de investimento e iniciativas públicas de fomento do ecossistema de startups, além de jornalistas da Editora Globo. Os dados também permitiram traçar o perfil e a evolução das startups inscritas nos últimos anos. O conteúdo completo está na edição de setembro de PEGN, disponível no app Globo Mais e nas bancas.
Confira quais são as 100 Startups To Watch 2022:
Agronegócio
Agrotools
Auster Tecnologia
Cropman
Gavea Marketplace
Implanta IT Solutions
Krilltech
Manejebem
Muda Meu Mundo
Quanticum
Solubio
Construção
Construcode
Tabas
Educação
Descomplica
Layers Education
Lingopass
Weego
Finanças
Accountfy
Bankme
Bitfy
Bizcapital
Conta Simples
Cora
Divibank
Dootax
Eqseed
Franq Open Banking
Legiti
Monkey
Nimbly
Onfly
Pagaleve
Pomelo
Provi
Quasar Tecnologia
Swap
Truepay
Zippi
Impacto
Aterra
Comida Invisível
Gesuas
Trashin
Vertown
Indústria
Gedanken
Telite SA
Tractian
Logística
Freto
Infleet
RoutEasy
Marketing
Bornlogic
Erah
Escale
Hypr
Napp Solutions
Ramper
RP Trader
WeClever
RH
Avulta
Pulses
Saúde e bem-estar
Beep Saúde
Clinicarx
Hisnëk
ISA LAB
JustForYou
Kidopi
Liv Up
Pipo Saúde
Sami Saúde
SleepUp
Tato
ViBe Saúde
Vyro Biotherapeutics
WeCancer
Yamo Superfoods
Youfeel Health
Seguros
Azos Seguros
Justos
Serviços
EuReciclo
Gabriel
Hubla
Nexforce
Winnin
Tecnologia da informação
A4 Solutions
AEVO
Co.Aktion
Company Hero
Econodata
Exato Digital
Fiscontech
Frubana
IBBX
Idwall
Klavi
Mapperidea
Paytrack
Postmetria
QI Tech
Smarthis
Ubots
UpFlux
Yapoli
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da PEGN? É só clicar aqui e assinar!