Trabalhadores com saldo no FGTS poderão fazer um saque duplo no Caixa Tem no mês de Setembro. A oferta está relacionada ao Saque-aniversário, para aqueles que optaram por essa modalidade e fazem aniversário neste mês, e a uma outra modalidade. Quer saber do que estamos falando? Então, veja a seguir.
Em suma, o Saque-aniversário é uma das modalidades de saque do FGTS que permite ao trabalhador fazer o saque de parte do saldo de sua conta. E o melhor: o saque pode ser feito todo ano, no mês de seu aniversário. A modalidade surgiu em 2019, através da Lei 13.932, e é uma opção para o trabalhador sacar os valores todos os anos.
Saque DUPLO no Caixa TEM
Antes de mais nada, é necessário levar em conta que quem opta pelo saque-aniversário perde direito ao saldo total da conta em caso de demissão sem justa causa. E, nesse caso, poderá receber apenas a multa de 40% sobre o valor do FGTS deste último trabalho.
Além disso, caso o trabalhador opte pelo saque-aniversário e não faça o saque do benefício entre o mês de seu nascimento e os 02 meses seguintes no aplicativo Caixa TEM, automaticamente o dinheiro voltará para a conta do FGTS do trabalhador, ficando disponível para futuros saques.
Agora sim! A 2ª oportunidade de saque no Caixa TEM está relacionada ao Saque Extraordinário do FGTS. O valor será creditado em uma Conta Poupança Social Digital da Caixa criada pelo banco para o trabalhador e que pode ser acessada através do aplicativo Caixa TEM. Porém, alguns trabalhadores já têm outras contas de outros bancos cadastrados no app FGTS em que costumavam receber o valor em outras oportunidades.
Sendo assim, caso o trabalhador não tenha recebido o valor na Poupança Digital do Caixa Tem, ele deverá verificar no app FGTS se há outras contas cadastradas. Assim como também será preciso consultar o Caixa TEM caso o valor não tenha caído na conta cadastrada anteriormente.
Esta modalidade, por sua vez, foi instituída pela Medida Provisória (MPV) nº 1.105/22. A saber, ela libera até R$ 1.000 por trabalhador. Os repasses iniciaram em 20 de Abril e terminaram no último dia 15 de Junho, mas os saques ainda podem serem feitos até o dia 15 de Dezembro deste ano. Foram liberados cerca de R$ 30 bilhões para pouco mais de 42 milhões de trabalhadores.
Veja: FGTS pode ser sacado de forma integral se ISSO acontecer; confira o passo a passo para resgatar
Adesão ao Saque-Aniversário
Para aderir ao saque-aniversário, o trabalhador terá que baixar o aplicativo FGTS. O app está disponível para download gratuitamente na Play Store, para aparelhos com sistema Android; e na App Store, para aparelhos com sistema IOS. Feito o download, então, basta seguir os seguintes passos:
- Primeiramente, acesse o app FGTS: https://bityli.com/XjFTm;
- Em seguida, faça login utilizando seu CPF e senha cadastrados no aplicativo Caixa TEM, ou crie uma senha na hora através da opção “Cadastre-se”;
- Feito isso, selecione a opção “Saque-aniversário do FGTS”;
- Logo após, escolha a “Modalidade Saque-aniversário”;
- Agora, toque sobre a opção “Optar pelo Saque-aniversário”;
- Por fim, indique uma conta para receber os valores todo ano, caso ainda não tenha uma conta cadastrada.
- Pronto, processo concluído.
O trabalhador que optar pelo saque-aniversário do FGTS pode solicitar o retorno à modalidade saque-rescisão através do mesmo app. Mas atenção: ele não pode ter feito a antecipação do saque-aniversário, e a mudança só terá efeito a partir do primeiro dia do 25º mês após a data da solicitação de retorno. Ou seja, o retorno para a modalidade de saque-rescisão será feito passados 25 meses da data em que o pedido foi feito.
Veja: Descubra QUANDO você pode antecipar o seu Fundo de Garantia!