A temporada festiva está chegando ao fim e muitos ainda não tiveram o retorno dos resultados físicos. A verdade é que consumir álcool exageradamente pode atrapalhar todos os ganhos possíveis. Por outro lado, não consumir bebidas alcoólicas por cerca de um mês pode fazer com que seu corpo ganhe resultados inesperados.
Há uma nova tendência surgindo para o início de 2023, chamada de “janeiro úmido”. O foco é regular o consumo do álcool em vez de parar de beber de vez.
Para o projeto, não existe uma definição exata da quantidade de álcool que pode ser consumida durante o período. Isso significa, basicamente, que será preciso apenas reduzir o consumo de bebidas alcoólicas em vez de não beber nada.
Diminuir o consumo do álcool por um mês vai gerar estes benefícios
1. Você poderá perder peso na balança
O álcool contém uma quantidade elevada de 7 calorias para cada grama, muito mais do que macronutrientes como proteínas e carboidratos. A nutricionista Lauren Manaker comenta sobre o fato:
“E como ingerir muitas calorias pode contribuir para o ganho de peso, cortar a bebida pode ajudar na sua jornada de perda de peso. Isso é especialmente verdadeiro se você tende a beber bebidas superaçucaradas e calóricas como uma piña colada frutada, então cortar sua bebida pode economizar algumas calorias líquidas significativas”.
2. A sensação de felicidade será maior
A nutricionista apontou o álcool como uma forma de depressor, fazendo com que as pessoas tenham efeitos completamente negativos ao manter uma dieta dessa forma. “Desistir do álcool por um mês pode realmente [fazer uma pessoa] se sentir mais feliz e melhorar a saúde mental”, explicou.
3. As noites de sono serão ainda melhores
Há quem goste de beber uma taça de vinho para relaxar antes de dormir, pois a sensação é de que o sono funciona de uma forma melhor. No entanto, o álcool pode ter um efeito contrário na qualidade do sono.
De acordo com especialistas, o álcool inibe a regulação normal das proteínas no corpo, fazendo com que o efeito equilibrado demore para ser visto. Isso faz com que o sono normal possa demorar para entrar no ritmo novamente. Caso deseje cortar o álcool por 30 dias, o sono será ainda mais reparador.
4. A digestão será feita de uma melhor forma
Se você tem enfrentado o inchaço e outros problemas recentemente, saiba que o álcool pode ser um dos motivos. Cortar o consumo dessas bebidas por 30 dias pode garantir uma grande diferença nesses problemas.
Segundo os especialistas, o álcool inibe a produção normal das enzimas na digestão. Dessa forma, o alimento fica no seu corpo sem ser digerido, danificando o revestimento do estômago e causando os inchaços.