As fitas com as falas de Adolf Eichmann, que estavam guardadas num arquivo federal alemão, foram obtidas por produtores de cinema de Israel, e divulgadas num documentário recém-lançado. Nos áudios, o nazista conversa com um amigo em Buenos Aires, na Argentina, e fala à vontade sobre as atrocidades que cometeu durante a Segunda Guerra Mundial.
“Eu não me importava com os judeus deportados para Auschwitz. Não me importava se estavam vivos ou mortos. (…) Se eu tivesse recebido a ordem para colocar judeus na câmara de gás ou atirar neles, eu teria cumprido”, disse o alemão nos áudios.
O Fantástico conversou com Yariv Mozer, diretor do filme.
“Nós fomos os primeiros cineastas a ter acesso às 15 horas de gravação. Talvez, os donos das fitas tenham autorizado porque sou israelense, e porque já se passaram 60 anos do julgamento. Entenderam estar na hora do mundo conhecer a verdadeira face de Adolf Eichmann”, explica Mozer.
Adolf Eichmann é considerado o arquiteto do holocausto, o massacre de cerca de seis milhões de judeus pela ditadura de Adolf Hitler. Ele comandava o transporte ferroviário para o extermínio.
“Eichmann é responsável pela morte de 430 mil judeus de origem de língua húngara. Isso é incontestável”, afirma George, um dos sobreviventes do campo de concentração de Dachau.
Com o fim da Segunda Guerra, muitos nazistas acabaram presos – Adolf Eichmann foi um deles, mas fugiu, e passou quatro anos perambulando pela Alemanha.
Até que, com a ajuda de figuras de extrema-direita da Igreja Católica, tomou o chamado “Caminho dos Ratos”, da Alemanha para a Áustria, de onde atravessou os Alpes até a Itália. E, de lá, em Gênova, embarcou sozinho num navio para a Argentina.
Os encontros aconteciam na casa de outro nazista escondido na Argentina: o jornalista holandês Willem Sassen. Foi dele a ideia de gravar um longo depoimento de Adolf Eichmann.
No documentário, as reuniões de Eichmann em Buenos Aires são encenadas com atores, mas o áudio é original. (Veja mais trechos do documentário e a entrevista com o cineasta no vídeo acima)
Ouça os podcasts do Fantástico
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida. Toda segunda-feira tem episódio novo.