Um petroleiro ficou brevemente encalhado no Canal de Suez, no Egito, na noite de quarta-feira (31) devido a uma falha técnica em seu leme. A embarcação, Affinity V, bloqueou a seção sul do canal e, segundo a Autoridade do Canal de Suez (SCA), já foi rebocada.
O incidente ocorreu no mesmo trecho do canal, de pista única, onde um navio de carga gigante, o Ever Given, encalhou por seis dias em março de 2021, interrompendo o comércio global.
De acordo com o serviço de monitoramento de navios TankerTrackers, o navio-tanque parece ter perdido o controle enquanto se dirigia para o sul. “Ele temporariamente obstruiu o tráfego e agora está voltado para o sul novamente, mas movendo-se lentamente com a ajuda do rebocador”, disse a instituição no Twitter.
Os registros do TankerTrackers também sugerem que o Affinity V pode ter sido atingido por uma embarcação menor chamada Amelia que estava navegando no mesmo trecho do canal.
Depois que o Ever Given encalhou, no ano passado, a SCA anunciou uma aceleração nos planos de expansão do canal. O projeto inclui a extensão de um segundo canal que permita a passagem de navios em ambas as direções ao longo de parte de seu curso e o aprofundamento do canal existente.