Um condomínio logístico e industrial está sendo construído às margens da rodovia Fernão Dias, em Santo Antônio do Amparo, no Centro-Oeste do Estado, e promete atrair bilhões em investimentos, revolucionando o trecho entre Belo Horizonte e São Paulo. Com 123 lotes distribuídos em uma área de 289 mil metros quadrados e infraestrutura completa, o Amparo Centro Empresarial deve ficar pronto até o fim do ano que vem.
A Amparo Empreendimentos e a Agência de Promoção de Investimentos do Estado (Invest Minas) assinaram ontem o protocolo de intenções, que prevê aportes de R$ 27 milhões. Já a atração de investimentos inicial está estimada em U$ 125 milhões, mas o potencial do empreendimento é ainda maior.
A implantação do condomínio já dura alguns meses, os serviços de terraplanagem estão praticamente concluídos e os esforços para atração de empresas já foi iniciado. Há apoio e incentivos por parte da prefeitura municipal de Santo Antônio do Amparo.
A previsão é que 1.500 empregos diretos sejam gerados quando o centro logístico estiver em pleno funcionamento.
As informações são do proprietário do empreendimento, Eurico Primo Filho. Segundo ele, primeiramente, o condomínio está estrategicamente localizado, nas proximidades de importantes rodovias, ao lado do aeroporto de Santo Antônio do Amparo e próximo do futuro ramal ferroviário. Dessa maneira, a integração multimodal é mais um dos diferenciais de acesso aos principais mercados consumidores de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Goiás.
Quatro pilares
Além da localização estratégica, o empreendimento está sendo estruturado sob outros quatro pilares: infraestrutura completa, sustentabilidade, redução de custos operacionais e concentração de serviços.
“O Amparo Centro Empresarial será o maior e mais completo parque industrial multissetorial do eixo Belo Horizonte-São Paulo. Um conceito moderno e próspero preparado para implantação de empresas de pequeno, médio e grande porte. Ao todo são quase 300 mil metros quadrados com licença ambiental e 123 lotes cujas metragens podem variar de mil metros quadrados a 30 mil metros quadrados”, afirma Eurico Primo Filho.
A infraestrutura prevista também abrange portaria inteligente, vias pavimentadas, iluminação led, paisagismo, coleta seletiva, saneamento básico e postos de serviços com pátio de apoio a motoristas. Haverá ainda um centro integrado com restaurante, auditório, sala de reuniões e hotel.
“Na região não há nenhum empreendimento de tamanho porte e logística, por isso será tão revolucionário para a região do Sul de Minas e as margens da Fernão Dias. O condomínio vai contar com alças de acesso exclusivas, o que é outro facilitador. Estamos trabalhando para que nos primeiros meses do ano que vem já seja feita a pavimentação das vias e, até novembro, a depender da demanda, as primeiras empresas já estejam em implantação”, revela.
Amplitude
O condomínio está sendo concebido de forma a possibilitar a implantação de empresas de armazenamento, distribuição ou logística, indústrias de todos os portes e segmentos, prestadores de serviços e atividades comerciais. Entre os setores potenciais estão: agronegócio, indústria, construção civil, mineração, saúde e pesquisa, além da possibilidade de locações no sistema built-to-suit (BTS).
Para o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, o empreendimento surge em boa hora. E vai oferecer uma infraestrutura de primeira qualidade em um dos principais eixos logísticos do Brasil.
“Vai colocar Santo Antônio do Amparo na rota das grandes empresas, contribuindo para que a Invest Minas continue sua política de atração de negócios, empregos e investimentos para Minas Gerais”, avalia.