JBC News
  • Login
  • Home
  • News
  • Sport
  • Reel
  • World

    China e Rússia devem estar se divertindo com cisão de aliados, diz Kallas – CNN Brasil

    EUA alertam sobre ‘atividade militar’ no espaço aéreo do México e da América Central – Jovem Pan

    Trump anuncia criação do governo de transição em Gaza – G1

    Espaço aéreo do Irã é fechado para todos os voos, diz FlightRadar24 – CNN Brasil

    Empurrão no mar: como se forma 'minitsunami', que causou morte na Argentina – UOL Notícias

    Trump se declara ‘presidente interino da Venezuela’ em publicação nas redes sociais – ND Mais

    Caminhão avança sobre manifestantes durante ato contra regime do Irã em Los Angeles – G1

    Motoqueiros de MS enfrentam crise de combustível na Bolívia – Campo Grande News

    Novo Consistório em junho, Leão XIV: faremos um por ano – Vatican News

  • Worklife
  • Travel
  • Future
  • More
    • Culture
    • Music
10 °c
London
15 ° Thu
16 ° Fri
8 ° Sat
7 ° Sun
No Result
View All Result

Welcome to JBC.com

domingo, janeiro 18, 2026
JBC News
  • Home
  • News
  • Sport
  • Reel
  • World

    China e Rússia devem estar se divertindo com cisão de aliados, diz Kallas – CNN Brasil

    EUA alertam sobre ‘atividade militar’ no espaço aéreo do México e da América Central – Jovem Pan

    Trump anuncia criação do governo de transição em Gaza – G1

    Espaço aéreo do Irã é fechado para todos os voos, diz FlightRadar24 – CNN Brasil

    Empurrão no mar: como se forma 'minitsunami', que causou morte na Argentina – UOL Notícias

    Trump se declara ‘presidente interino da Venezuela’ em publicação nas redes sociais – ND Mais

    Caminhão avança sobre manifestantes durante ato contra regime do Irã em Los Angeles – G1

    Motoqueiros de MS enfrentam crise de combustível na Bolívia – Campo Grande News

    Novo Consistório em junho, Leão XIV: faremos um por ano – Vatican News

  • Worklife
  • Travel
  • Future
  • More
    • Culture
    • Music
No Result
View All Result
JBC News
No Result
View All Result
Home Saúde

Praticar exercícios antes da terapia pode potencializar o tratamento psicológico – Revista Marie Claire

setembro 27, 2022
in Saúde
6 min read
301 23
0
352
SHARES
1.4k
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter



Dos conselhos mais preciosos para uma vida saudável, manter uma alimentação nutritiva, beber água, se exercitar com regularidade e fazer terapia estão, de uma maneira quase óbvia, no topo do ranking. Mas uma novidade pontual relaciona intimamente as duas últimas atividades a um cenário promissor. De acordo com pesquisas realizadas pela Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, a prática de exercícios físicos momentos antes da sessão de terapia amplia os benefícios e intensifica os efeitos dos tratamentos psicoterapêuticos que buscam combater condições como depressão e ansiedade. “O treinamento físico já vem sendo usado como adjuvante à terapia até então, mas raros estudos estruturam o exercício imediatamente antes ou após, quando pode revelar a capacidade de potencializar os objetivos”, apresenta o cinesiologista Jacob Meyer, responsável pelo projeto, na introdução da pesquisa.

Exercícios aeróbicos têm um impacto maior na dinâmica da neuroplasticidade (Foto: Getty Images)

Essa conclusão é fruto de dois pequenos estudos, feitos a partir de técnicas diferentes, com grupos reduzidos, mas com resultados animadores – ainda que necessite de um número maior de ciclos de observação. Nessa fase inicial, os testes foram feitos ao longo de oito semanas. O primeiro foi aplicado em 30 pessoas, divididas em dois grupos, com diagnósticos de depressão intensa. Uma parte foi submetida a uma sessão moderada na bicicleta ergométrica durante 30 minutos. A outra turma permaneceu sentada pelo mesmo período.
Ao longo do processo foram aplicados questionários antes, durante e depois das atividades. Na semana seguinte, a prática foi invertida e quem se exercitou no primeiro módulo permaneceu sentado, e vice-versa. A conclusão foi de que houve uma melhora no humor dos participantes que praticaram exercícios e essa sensação se manteve tanto no momento quanto em seguida – cerca de 75 minutos depois –, considerada uma janela de bem-estar duradoura o bastante para garantir uma sessão mais consciente, focada e efetiva. O estado de anedonia, que é a insatisfação em realizar atividades agradáveis do dia a dia, só começou a voltar após esses 75 minutos.
O outro, um estudo piloto mais orgânico, foi realizado com dez participantes. Metade do grupo se exercitou com diferentes atividades – corridas, pedaladas e caminhadas –, em uma intensidade moderada, durante 30 minutos, e logo começou a psicoterapia. A outra metade seguiu com suas atividades do dia a dia antes da consulta. Ao final de oito semanas, ambos os grupos mostraram evolução no tratamento, mas os que se exercitaram tiveram uma redução mais significativa nos sintomas da depressão.
No site da Universidade de Iowa, Meyer conta que um dos mecanismos percebidos para essa evolução foi a melhora da relação entre o paciente e o terapeuta. No estudo piloto, os participantes que praticaram exercícios antes da sessão de terapia cognitivo-comportamental relataram uma conexão mais rápida e forte com seus terapeutas.
“Os pesquisadores disseram que as descobertas sugerem que o exercício pode estar preparando ou estimulando o cérebro para se envolver com um trabalho emocionalmente mais desafiador do que durante a terapia convencional”, descreve o cinesiologista, que apresenta como resultados do projeto 100% de aderência, 100% de retenção na consulta final e 74,6% de fidelidade à terapia, combinados a altos níveis de satisfação dos participantes.
Carla Tieppo, neurocientista e professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, reafirma o poder emocional e o bem-estar promovidos pelo exercício. “Treinar antes da terapia é algo positivo, pois traz uma sensação de conquista e isso favorece o trabalho de neurotransmissores como a serotonina, considerada o hormônio da felicidade. É uma resposta ao cérebro dizendo que um desafio foi alcançado, eleva a autoestima. Mexe com a adrenalina, dopamina e aumenta ainda mais o foco”, esclarece. Carla, que também é doutora em Neurofarmacologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP, reforça a intenção do combo atividade física e psicoterapia, mas não acredita que o ato isolado de exercitar-se seja capaz de prevenir depressão.
Segundo ela, não pode ser considerado um tratamento único e a ajuda profissional é essencial. Ainda aponta um outro agravante: pessoas sedentárias têm uma probabilidade maior de sentir dificuldades e incômodos durante a prática e a vulnerabilidade social relacionada aos padrões de beleza femininos pode se tornar um obstáculo para que muitas mulheres levem esse tipo de tratamento adiante.
A psiquiatra e psicanalista Cristina Lemberg, do Rio de Janeiro, que atua na área há 40 anos, interpreta de maneira mais ampla a relação da saúde mental com o exercício. Ela afirma que é fundamental entender que não há uma separação entre corpo e mente, pois o nosso sistema psíquico tem ligação com a formulação corporal. Ela explica que desde a infância a gente se atenta aos movimentos do corpo e, ao longo da vida, aprendemos a nos enxergar no espelho. “No consultório não é só sobre a voz do paciente, o corpo também está ali presente na terapia. Somos estimulados o tempo todo a nos observar”, acrescentou a profissional.
Cristina ainda pontua que a liberação de substâncias como a endorfina, que estimula o prazer e a satisfação, também tem o poder de regular outros hormônios e, consequentemente, ajuda a manter um sono mais equilibrado, uma memória renovada e uma consciência corporal maior, ferramentas essenciais para os momentos de reflexão que as psicoterapias convidam. E, se você está se perguntando quais os tipos de atividade podem ser mais úteis nesse processo, a especialista explica que os aeróbicos têm um impacto maior na dinâmica da neuroplasticidade.
Ou seja, o esforço estimula mais a atividade cerebral. Já na natação, o trabalho é feito de uma forma mais ampla e conjugada (articulação, respiração e musculação). Mas cada esporte tem suas necessidades e benefícios, e o fundamental é a experimentação e a prática cotidiana. Outro fator que não pode faltar é prazer no que se faz. “Na terapia a gente dá valor ao que a pessoa deseja e onde ela sente mais vitalidade. A análise serve também para isso, pois trabalha com a questão desejante em qualquer esfera. Profissional, pessoal e corporal”, conclui a psicanalista.

Substituições e complementações
Meyer, ao longo de seu estudo, sustenta que, em alguns casos, o exercício combinado à terapia pode substituir outras alternativas, com resultados similares a alguns tipos de medicação e sem os efeitos colaterais recorrentes, como perda de sono e aumento da ansiedade. A questão fundamental é em relação à motivação: pessoas com quadros depressivos profundos não demonstram satisfação em praticar (e manter a prática de) exercícios voluntariamente.
Cristina Lemberg acredita que em alguns casos a ideia de usar o recurso para substituir determinadas medicações até pode ser considerada. Mas assinala que na maioria das situações é mais sobre complementação. A psiquiatra e psicanalista relata que os antidepressivos e outras medicações de controle emocional atuam diretamente nos neuroreceptores cerebrais e são definitivos para a manutenção do tratamento.
E, como a ideia é somar, vale lembrar da outra ponta da fórmula da vida saudável, lá do início do texto. Se estreitar a relação entre exercícios e terapias apresenta bons resultados, caprichar na parte do “alimente-se bem e beba bastante água” pode ser a chave definitiva. Ainda que não esteja contemplada no estudo de Iowa, a dica também se justifica na ciência. A nutricionista Katharine Nader, especialista em Fitoterapia, Ortomolecular e Biofuncional, explica que o intestino está ligado à serotonina: se não funcionar regularmente, pode gerar estresse e ansiedade. Por isso a importância da produção desse hormônio para se manter bem. Alimentos como abacate, castanhas e aveia auxiliam no aumento da produção hormonal. Segundo ela, também é importante ter um olhar para o consumo de Ômega 3 para o bom funcionamento neural. Sardinha, atum e vegetais são potentes e ajudam em graus de ansiedades e assim como na depressão.

Beleza exercicios (Foto: Getty Images)

A prática de exercícios pode aumentar a conexão entre paciente e terapeuta (Foto: Getty Images)

A especialista também alerta que quando o organismo sente necessidade de beber água é porque o corpo já está em falta. “A desidratação gera cansaço e, consequentemente, o treino não rende. Para ter um bom desempenho é fundamental o consumo de água, que também traz reflexos para a qualidade do sono, redução da ansiedade e outras questões emocionais”, finaliza.
Ao amarrar essas pontas fica mais claro entender a festejada conexão entre o corpo e a mente. E nada mais justo do que se valer de todas as armas para alcançar, de maneira efetiva e comprovada, o fundamental – e cada vez mais necessário – bem-estar emocional.





Source link

Related posts

Vacina em dose única contra a dengue começa a ser aplicada em três cidades do país – G1

janeiro 18, 2026

Bacon, salsicha e presunto entram em lista de alimentos cancerígenos da OMS – Jovem Pan

janeiro 17, 2026
Tags: exercícios e terapiamalhar antes da terapiapsicoterapiaterapia
Previous Post

Eliana destaca beleza de fio-dental e recebe elogios

Next Post

Frozen Planet: Filming climate change in action on an Arctic glacier

Next Post

Frozen Planet: Filming climate change in action on an Arctic glacier

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMMENDED NEWS

Planos de saúde ignoram acordo e mantêm cancelamentos de contratos – UOL Confere

2 anos ago

Treino gratuito da ASICS – Gel-Nimbus 28 – com São Silvestre – 13/12/2025 – Esportividade

1 mês ago

Neymar quer arena do Santos, mas sente falta da Vila Belmiro 'como ela é' – UOL Esporte

12 meses ago

Mercado Pago oferece maquininhas com taxa 0 e 75% de desconto

3 anos ago

FOLLOW US

  • 139 Followers
  • 26.5k Followers
  • 207k Subscribers

BROWSE BY CATEGORIES

  • Business
  • Entretenimento
  • In Pictures
  • Saúde
  • Sports
  • Technology
  • Top News
  • World

BROWSE BY TOPICS

a fazenda 14 Ao vivo Bolsonaro Botafogo brasil camera phone cnn cnn ao vivo cnn brasil cnn brasil ao vivo cnn brasil ao vivo agora online cnn brasil notícias copa do mundo Corinthians covid-19 ECONOMIA Entretenimento Famosos Flamengo folha free futebol jornal cnn brasil Lula Música notícias notícias ao vivo notícias de hoje notícias do dia notícias perto de mim POLÍTICA Record record tv Santos saúde Seleção Brasileira sharing são paulo tnt sports TV e Famosos upload video video phone últimas notícias cnn brasil

Top Stories

  • Novo 'crossfit'? Hyrox mistura corrida e treino funcional – UOL

    351 shares
    Share 140 Tweet 88
  • Homem é preso na China por críticas a um desfile militar – Revista Oeste

    351 shares
    Share 140 Tweet 88
  • Conheça a síndrome do coração festeiro, ligada ao excesso de álcool – Folha de S.Paulo

    351 shares
    Share 140 Tweet 88
  • Flávio Bolsonaro relata assalto contra avós que moram em Resende (RJ) – Poder360

    351 shares
    Share 140 Tweet 88
  • Banco ligado ao Master tem R$ 160 milhões em patrocínio na Globo – Revista Fórum

    351 shares
    Share 140 Tweet 88

Features

Technology

Fóssil húngaro derruba tese histórica sobre dinossauros – Aventuras na História

by admin
janeiro 18, 2026
0

Fóssil húngaro derruba tese histórica sobre dinossauros  Aventuras na História Source link

Read more

Vacina em dose única contra a dengue começa a ser aplicada em três cidades do país – G1

janeiro 18, 2026

Quarto branco: candidatos são avisados sobre acesso ao banheiro e comida; veja o que muda – Gshow

janeiro 18, 2026

Alerta coloca mais da metade de SC em perigo para chuvas intensas com ventos de 100 km/h – NSC Total

janeiro 18, 2026

China e Rússia devem estar se divertindo com cisão de aliados, diz Kallas – CNN Brasil

janeiro 18, 2026

Recent News

  • Fóssil húngaro derruba tese histórica sobre dinossauros – Aventuras na História
  • Vacina em dose única contra a dengue começa a ser aplicada em três cidades do país – G1
  • Quarto branco: candidatos são avisados sobre acesso ao banheiro e comida; veja o que muda – Gshow
JBC News

Breaking news, sport, TV, radio and a whole lot more.
The JBC informs, educates and entertains - wherever you are, whatever your age.

Follow us on social media:

Category

  • Business
  • Entretenimento
  • In Pictures
  • Saúde
  • Sports
  • Technology
  • Top News
  • World

Popular Stories

In Pictures

The 25 best sports photos of 2025 – and the stories behind them

janeiro 3, 2026

Recent News

Fóssil húngaro derruba tese histórica sobre dinossauros – Aventuras na História

janeiro 18, 2026

Vacina em dose única contra a dengue começa a ser aplicada em três cidades do país – G1

janeiro 18, 2026
  • Home
  • News
  • Sport
  • Reel
  • World
  • Worklife
  • Travel
  • Future
  • More

© 2022 Kede - News Kede.

  • Home
  • News
  • Sport
  • Reel
  • Travel
  • WorkLife
  • Future
  • World
  • Technology
  • Login

© 2022 Kede - News Kede.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In