JBC News
  • Login
  • Home
  • News
  • Sport
  • Reel
  • World

    Homem é preso na China por críticas a um desfile militar – Revista Oeste

    Navio a diesel ultrapoluente levará Greta Thunberg a Gaza – Revista Oeste

    Elevador da Glória descarrila em Lisboa e deixa ao menos 20 feridos – CNN Brasil

    Governo Trump divulga primeiras fotos de navios de guerra no Caribe; VEJA – G1

    ‘Se governo perder caso das tarifas na Suprema Corte, será o fim dos EUA’, diz conselheiro de Trump – Estadão

    Juiz dos EUA bloqueia deportações de crianças migrantes desacompanhadas para a Guatemala – G1

    Turista morre em parque da Disney em Hong Kong após desmaiar durante atração – R7

    1º encontro entre Lula e Trump tem data para acontecer; saiba quando e onde – Diário do Centro do Mundo

    EUA x Venezuela: Tensão aumenta com chegada de navios de guerra ao Caribe – CNN Brasil

  • Worklife
  • Travel
  • Future
  • More
    • Culture
    • Music
10 °c
London
15 ° Thu
16 ° Fri
8 ° Sat
7 ° Sun
No Result
View All Result

Welcome to JBC.com

sábado, setembro 6, 2025
JBC News
  • Home
  • News
  • Sport
  • Reel
  • World

    Homem é preso na China por críticas a um desfile militar – Revista Oeste

    Navio a diesel ultrapoluente levará Greta Thunberg a Gaza – Revista Oeste

    Elevador da Glória descarrila em Lisboa e deixa ao menos 20 feridos – CNN Brasil

    Governo Trump divulga primeiras fotos de navios de guerra no Caribe; VEJA – G1

    ‘Se governo perder caso das tarifas na Suprema Corte, será o fim dos EUA’, diz conselheiro de Trump – Estadão

    Juiz dos EUA bloqueia deportações de crianças migrantes desacompanhadas para a Guatemala – G1

    Turista morre em parque da Disney em Hong Kong após desmaiar durante atração – R7

    1º encontro entre Lula e Trump tem data para acontecer; saiba quando e onde – Diário do Centro do Mundo

    EUA x Venezuela: Tensão aumenta com chegada de navios de guerra ao Caribe – CNN Brasil

  • Worklife
  • Travel
  • Future
  • More
    • Culture
    • Music
No Result
View All Result
JBC News
No Result
View All Result
Home Saúde

Qual a chance das mulheres contraírem a varíola dos macacos? – Revista Marie Claire

outubro 4, 2022
in Saúde
7 min read
301 23
0
352
SHARES
1.4k
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter



Mesmo fora do público alvo da vacinação contra monkeypox, a brasileira Renata*, 40 anos, quis tentar um agendamento para receber o imunizante na cidade onde vive, na Flórida. Conseguiu um horário em agosto. Naquele momento, as vacinas no Estado da Flórida eram divulgadas para homens que fizessem sexo com outros homens, grupo que corresponde a mais de 90% dos casos de incidência da doença no mundo. Mesmo assim, Renata decidiu tentar tomar a vacina contra a doença que tem se espalhado pelos Estados Unidos.

À reportagem, conta ter sido a única mulher na fila do local em que recebeu a picada. Ela chegou a hesitar por alguns minutos quando ouviu da enfermeira que a atendeu sobre os efeitos colaterais, mas acabou convencida pela própria profissional de saúde. Renata, que apresentou apenas dor na região onde o imunizante foi aplicado, atribui a facilidade em ter conseguido uma vaga à resistência da população de onde vive em se vacinar, como aconteceu com a covid-19.

As mulheres não estão livres de se contaminarem pela varíola dos macacos (Foto: Getty Images)

Situação como essa não deve ser possível no Brasil no curto ou médio prazo, mas especialistas ouvidos pela reportagem alertam que, ainda que seja preciso ter cuidado, não há motivo para pânico. “Não tem vacina para todo mundo e talvez nem precise ter. A gente precisa ter mais vacinas do que tem hoje, mas esta não é uma vacinação para a população inteira”, diz Fernanda Boulos, Diretora de Matérias Médicas do Instituto Butantan.

Leia também

Excluídas dos grupos prioritários em países em que a vacinação contra a varíola dos macacos já está disponível, as mulheres não estão livres de se contaminarem. Mas então por que algumas campanhas estão focadas na prevenção dos homens? Considerada emergência pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a monkeypox ou varíola dos macacos tinha contaminado mais de 50 mil pessoas, em mais de 90 países até meados de setembro.

Related posts

Anvisa alerta sobre efeitos colaterais da tadalafila, de perda de visão a ereção dolorosa – O TEMPO

setembro 5, 2025

Novo tratamento de Alzheimer começa a ser aplicado no Brasil: como funciona o remédio que custa a partir de R$5 mil a dose? – O Globo

setembro 4, 2025

Na maior parte dos países onde a doença surgiu recentemente (com exceção de países africanos onde ela é endêmica), mais de 90% dos casos se deram em homens que fazem sexo com homens. Contudo, o médico Renato Kfouri, da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim), reforça que essa incidência não significa que apenas este grupo de pessoas está exposto à doença. “Os casos tendem a aumentar. Essa é uma tendência epidemiológica dinâmica. Não há porque imaginar que mulheres e crianças possam se contaminar, é questão de tempo”, explica, acrescentando que é preciso evitar a estigmatização.

A vacina, disponível de maneira limitada no mundo todo, ainda não está sendo aplicada no Brasil. De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o imunizante deve chegar ao Brasil na segunda quinzena de setembro. O Ministério vem negociando junto a Opas a compra de 50 mil vacinas. Porém, esse primeiro lote deve ser destinado exclusivamente aos profissionais de saúde que estão expostos ao vírus, seja no atendimento aos pacientes ou em laboratórios. Ainda não há previsão de compra de lotes adicionais. Em entrevista à TV Brasil em 18 de setembro, Queiroga mencionou a possibilidade de que as doses sejam fracionadas em até cinco partes, como vem sendo feito em outros países do mundo.

Devido à quantidade limitada de doses, o governo brasileiro vai adotar por enquanto estratégia diferente da utilizada em países como os Estados Unidos, onde há mais de 24 mil casos, ante 6,8 mil no Brasil, e onde o imunizante já estava disponível mesmo antes do surgimento da doença.

No caso norte americano, diversas regiões escolheram como grupos prioritários homens gays ou bissexuais que tivessem mais de um parceiro. Isso aconteceu inicialmente na capital Washington, mas passadas algumas semanas, a prefeitura local estendeu a vacinação para todas as pessoas que tivessem mais de um parceiro. A cidade de Nova York, onde há mais de 3,4 mil casos, teve o estado de emergência decretado e são priorizados homens adultos com diversos parceiros ou qualquer pessoa cujo parceiro tenha sido contaminado.

Leia também

Para a médica infectologista Carla Kobayashi, do Hospital Sírio Libanês, direcionar a vacina para esse grupo mais exposto faz sentido. “É racional porque tem uma tentativa de bloquear um pouco a transmissão”, explica.

A vacina normalmente é aplicada em duas doses, com intervalo de 28 dias entre elas. Mas, para tentar ter um maior aproveitamento da quantidade limitada de imunizantes, os Estados Unidos já aprovaram um modo diferenciado de aplicação, intradermal. Países europeus estudam fazer o mesmo e, mais recentemente, Queiroga falou sobre essa possibilidade no Brasil. Isso quer dizer que o imunizante será introduzido entre as camadas da pele, e não abaixo da pele, como era feito anteriormente. Com isso, apenas um quinto da dose pode ser utilizada. Estudos mostram que esta quantidade e método já garantem a proteção do indivíduo.

Kobayashi acrescenta que é preciso fazer a diferenciação entre grupos mais expostos à contaminação e os mais vulneráveis a complicações. “Temos coisas diferentes: temos um grupo que está mais exposto à contaminação e um grupo mais vulnerável à complicação. A OMS destaca três grupos com base no que acontece na África endêmica. Relatos anteriores são usados para dizer qual é o comportamento do vírus, mas nada é claro desse surto atual”, diz. Ela cita que, segundo essas informações da OMS, crianças, imunodeprimidos e gestantes estão entre os mais expostos a terem complicações.

Crianças e imunodeprimidos estão mais expostos por terem menor capacidade do sistema imunológico de se defender contra o vírus. Já no caso das grávidas, casos anteriores mostraram que pode haver a transmissão da doença da mãe para o bebê através da placenta, o que já acarretou em alguns casos má formação do feto.

A infectologista lembra que é preciso ficar atento às diferenças de transmissão de risco da varíola dos macacos, com a Covid-19, que está na memória da população atual como fator de preocupação. Ela reforça que tanto a taxa de transmissão é mais baixa quanto os grupos mais suscetíveis a desenvolverem problemas são distintos.

“Quem era risco na covid é diferente risco para monkeypox. Alguns idosos podem ter recebido a vacina da varíola humana lá em 1960, 1970. A gente não tem descrito quanto de imunidade essa pessoa tem em 2022, mas a gente imagina e acredita que existe uma possibilidade de imunização de quem recebeu a vacina antigamente”, explica.

Não existe atualmente uma vacina específica para a varíola dos macacos e o imunizante que vem sendo utilizado no mundo todo o mesmo aplicado para a varíola humana. Apesar de ser a mesma vacina, ela possui nomes distintos na Europa, onde é chamada de Imvanex , e nos Estados Unidos, onde recebe o nome de Jynneos. A baixa quantidade de doses disponíveis atualmente se deve ao fato de a varíola ser uma doença considerada erradicada nos anos 1980. “Não temos uma vacina específica para monkeypox, é da varíola humana. Deixou de ser fabricada em larga escala nas décadas de 1970 e 1980”, acrescenta Kobayashi.

Leia também

Por enquanto, a vacina disponível no mundo vem sendo usada para o que especialistas chamam de bloqueio, para evitar que a doença se espalhe ainda mais. Enquanto isso, o alerta é para que todos fiquem atentos aos sintomas da varíola dos macacos: febre, dores de cabeça e surgimento de feridas na pele. Em caso de contaminação, a pessoa deve se isolar e buscar ser diagnosticada. Além da compra de vacinas, o governo brasileiro anunciou que obteve da Anvisa a dispensa de registro de um medicamento para tratar a doença.

Ainda que não seja uma doença sexualmente transmissível, é por meio do ato sexual que a varíola dos macacos tem se espalhado mais. Isso acontece porque a contaminação se dá no contato pele com pele e por meio de fluídos corporais de uma pessoa contaminada.

“A transmissão se dá por contato direto com lesão de pele ou pelo fluido corporal da pessoa contaminada”, explica Boulos. A especialista reforça que, se fosse uma DST, grupos como crianças e profissionais de saúde que lidam com pessoas infectadas ou manipulam o vírus, como em laboratório, estariam mais protegidos. Especialistas explicam que, além do contato com a pele, a manipulação de objetos contaminados como toalhas, por exemplo, pode transmitir a doença, além de gotículas de saliva e suor.

Outra diferenciação que especialistas fazem da doença e das formas de se proteger contra ela é a vacinação pós-exposição ao vírus. “A vacina também funciona para pessoas que tiveram contato com pessoas contaminadas”, explica Boulos. A especialista diz que há uma janela de 4 a 14 dias para a imunização, já que o vírus da varíola dos macacos tem um período de incubação de 6 a 20 dias. Para ela, essa poderia ser, por exemplo, uma forma de proteger mulheres grávidas, hoje menos expostas a risco de contágio, porém, com grande vulnerabilidade caso sejam contaminadas.

*Foi utilizado pseudônimo para proteger a identidade da personagem, a seu pedido





Source link

Tags: monkeypoxomsvacinavaríola dos macacos
Previous Post

Yudi Tamashiro é exaltado por Michelle Bolsonaro por apoio a Bolsonaro

Next Post

Pesquisas eleitorais: são confiáveis? Xiaomi anuncia 12T e 12T Pro – TecMundo

Next Post

Pesquisas eleitorais: são confiáveis? Xiaomi anuncia 12T e 12T Pro - TecMundo

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMMENDED NEWS

Operação da Polícia Militar prende agente apontado como executor de Gritzbach, e mira outros 14 acusados de elo com o PCC – O Globo

8 meses ago

Friagem causa resfriado? Veja os mitos e verdades sobre a saúde das crianças no frio – Crescer

3 meses ago

Artur Jorge diz que ‘não deu margem’ para conversas com Al-Rayyan antes de títulos e crê que poderia ter ficado no Botafogo: ‘Tinha mais a ganhar. Era minha prioridade’ – FogãoNET

3 meses ago

Médico que reimplantou braço de menino no Rio diz que membro foi salvo por minutos – G1

12 meses ago

FOLLOW US

  • 139 Followers
  • 26.5k Followers
  • 206k Subscribers

BROWSE BY CATEGORIES

  • Business
  • Entretenimento
  • In Pictures
  • Saúde
  • Sports
  • Technology
  • Top News
  • World

BROWSE BY TOPICS

a fazenda 14 Ao vivo Bolsonaro Botafogo brasil camera phone cnn cnn ao vivo cnn brasil cnn brasil ao vivo cnn brasil ao vivo agora online cnn brasil notícias copa do mundo Corinthians covid-19 ECONOMIA Entretenimento Famosos Flamengo folha free futebol jornal cnn brasil Lula Música notícias notícias ao vivo notícias de hoje notícias do dia notícias perto de mim POLÍTICA Record record tv Santos saúde Seleção Brasileira sharing são paulo tnt sports TV e Famosos upload video video phone últimas notícias cnn brasil

Top Stories

  • Casas Bahia fará Pix para clientes durante a Copa; saiba mais!

    353 shares
    Share 141 Tweet 88
  • SAG Awards: Zendaya, Paul Mescal and Christina Applegate among stars on red carpet

    352 shares
    Share 141 Tweet 88
  • Lula faz preço da gasolina cair pela segunda semana consecutiva

    352 shares
    Share 141 Tweet 88
  • Crowning queens and coming of age

    354 shares
    Share 142 Tweet 89
  • ESTE hábito “inocente” pode esconder doenças mais sérias

    352 shares
    Share 141 Tweet 88

Features

Technology

WhatsApp testa nova interface com design Liquid Glass no iPhone – TudoCelular.com

by admin
setembro 5, 2025
0

WhatsApp testa nova interface com design Liquid Glass no iPhone  TudoCelular.com Source link

Read more

Anvisa alerta sobre efeitos colaterais da tadalafila, de perda de visão a ereção dolorosa – O TEMPO

setembro 5, 2025

"Minha vida virou um inferno": Paolla Oliveira fala sobre ataques ao seu corpo – Diário do Centro do Mundo

setembro 5, 2025

Moraes pede dia extra para julgamento sobre núcleo crucial da tentativa de golpe – G1

setembro 5, 2025

Homem é preso na China por críticas a um desfile militar – Revista Oeste

setembro 5, 2025

Recent News

  • WhatsApp testa nova interface com design Liquid Glass no iPhone – TudoCelular.com
  • Anvisa alerta sobre efeitos colaterais da tadalafila, de perda de visão a ereção dolorosa – O TEMPO
  • "Minha vida virou um inferno": Paolla Oliveira fala sobre ataques ao seu corpo – Diário do Centro do Mundo
JBC News

Breaking news, sport, TV, radio and a whole lot more.
The JBC informs, educates and entertains - wherever you are, whatever your age.

Follow us on social media:

Category

  • Business
  • Entretenimento
  • In Pictures
  • Saúde
  • Sports
  • Technology
  • Top News
  • World

Popular Stories

In Pictures

Performers hit west London for main parade

agosto 26, 2025

Recent News

WhatsApp testa nova interface com design Liquid Glass no iPhone – TudoCelular.com

setembro 5, 2025

Anvisa alerta sobre efeitos colaterais da tadalafila, de perda de visão a ereção dolorosa – O TEMPO

setembro 5, 2025
  • Home
  • News
  • Sport
  • Reel
  • World
  • Worklife
  • Travel
  • Future
  • More

© 2022 Kede - News Kede.

  • Home
  • News
  • Sport
  • Reel
  • Travel
  • WorkLife
  • Future
  • World
  • Technology
  • Login

© 2022 Kede - News Kede.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In