Entenda, nesta matéria, como ficará a rentabilidade dos ativos de renda fixa após a alta da taxa Selic para 13,75%!
Tempo estimado de leitura: 3 minutos
No dia 3 de agosto de 2022, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) reajustou a taxa Selic de 13,25% para 13,75%. Esse aumento impacta diretamente a rentabilidade de ativos de renda fixa. Entenda!
O que é a taxa Selic?
A Selic é a taxa básica de juros, isto é, referência para o cálculo da grande parte dos valores acrescidos em empréstimos e financiamentos. Desta forma, quando ela aumenta, as modalidades de crédito ficam mais caras. Já quando ela cai, são barateadas.
O intuito por trás do aumento da Selic é o de desacelerar a economia, impedindo que a inflação chegue a patamares altíssimos. Sua variação também afeta a rentabilidade de investimentos de renda fixa, como Tesouro Selic e CDB (Certificado de Depósito Bancário).
Qual a nova rentabilidade dos investimentos de renda fixa?
A cada 45 dias, o Copom se reúne com o intuito de decidir se a Selic irá aumentar, abaixar ou se manter imóvel. Na reunião mais recente, foi decidido subir o índice de 13,25% para 13,75%. Este foi o 12° aumento consecutivo da taxa básica de juros. Confira, abaixo, como fica a média de rentabilidade anual dos principais ativos de renda fixa, com base em simulações no buscador de investimentos Yubb divulgadas pelo g1:
- CDB: 10,24% a 15,70%;
- Tesouro Selic: 13,65%;
- LC (Letra de Câmbio): 16,35%;
- LCI (Letra de Crédito Imobiliário): 13,75%;
- LCA (Letra de Crédito do Agronegócio): 13,35%;
- RDB (Recibo de Depósito Bancário): 15,80%;
- Debênture incentivada: 15,55%.
Já a poupança não sofrerá alterações em sua rentabilidade, já que seu rendimento só sofre alterações quando a Selic está abaixo de 8,5%. Nestes casos, a rentabilidade será de 70% da Selic + taxa referencial (TR). Já quando a taxa básica de juros está acima de 8,5%, como é o caso, a poupança renderá apenas 0,5% + TR.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então nos siga no canal do Youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com