Talvez tendo como exemplo as conturbadas relações da família de sua prima inglesa Elizabeth, a Rainha Margrethe II da Dinamarca retirou os títulos reais de quatro de seus netos. Diferentemente do que aconteceu no Reino Unido, quando Harry e Meghan Markle deixaram seus postos de membros sênior da coroa inglesa, a monarca dinamarquesa tomou a dianteira na decisão, alegando que os herdeiros tenham a possibilidade de ‘moldar suas próprias vidas sem serem limitados por deveres’.
Atualmente a única Rainha do mundo no poder, Margrethe destituiu dos títulos de príncipe e princesa, bem como de ‘Sua Alteza’ os jovens Nikolai, de 23 anos, Felix, de 20, Henrik, de 13, e Athena, de 10, filhos de seu segundo filho, o príncipe Joachim.
Uma declaração divulgada ontem (28) diz que a Rainha espera que a mudança permita que os irmãos ‘moldem suas próprias vidas sem serem limitados pelas considerações e deveres especiais’ que uma afiliação formal com a família real dinamarquesa envolve.
Margrethe em pessoa comentou a decisão mais tarde: “É algo que considerava há muito tempo e acho que será bom para eles no futuro. Essa é a razão”. Os irmãos, que atualmente ocupavam do sétimo ao décimo lugares na linha de sucessão ao trono, manterão suas posições como herdeiros da coroa. Seus novos títulos, Sua Excelência Conde de Monpezat ou Sua Excelência Condessa de Monpezat, entrarão em vigor em 1º de janeiro de 2023.
Os netos filhos do príncipe herdeiro Frederick, que é casado com a princesa Mary, nascida na Austrália, manterão seus títulos. A decisão da rainha Margrethe não afeta os postos dos quatro filhos do casal, herdeiros diretos do trono. O príncipe Christian, de 16 anos, a princesa Isabella, de 15, e os gêmeos de 11 anos, o príncipe Vincent e a princesa Josephine, continuarão a deter títulos reais e fazer parte da família real.
A declaração em nome da Rainha diz: “Em abril de 2008, Sua Majestade a Rainha conferiu os títulos de Conde, Condessa e Condessa de Monpezat a seus filhos, seus cônjuges e seus descendentes. Em maio de 2016, também foi anunciado que Sua Alteza Real o Príncipe Christian, como o único neto da rainha, deverá receber uma anuidade do estado quando adulto.
Como uma extensão natural disso, Sua Majestade decidiu que, a partir de 1º de janeiro de 2023, os descendentes de Sua Alteza Real o Príncipe Joachim só podem usar seus títulos de Conde e Condessa de Monpezat, como seus títulos anteriores como Príncipe e Princesa da Dinamarca irão expirar. Os descendentes do príncipe Joachim terão de agora em diante ser tratados como Excelências”.
“A decisão da rainha está alinhada com adaptações semelhantes que outras casas reais implementaram de maneiras diferentes nos últimos anos. Com sua decisão, Sua Majestade a Rainha quer criar a estrutura para que os quatro netos possam moldar suas próprias vidas em muito maior extensão, sem serem limitados pelas considerações e deveres especiais que uma afiliação formal com a Casa Real da Dinamarca como uma instituição envolve.
Todos os quatro netos mantêm seus lugares na ordem de sucessão”, concluiu o comunicado.
Margrethe, que é a monarca atual mais antiga da Europa e a rainha mais antiga do mundo, é carinhosamente conhecida como ‘tia Daisy’ pela realeza europeia devido a seus estreitos laços pessoais com muitos monarcas reinantes.
Ela é prima em primeiro grau do rei sueco Carl XVI Gustaf e prima em segundo grau do rei norueguês Harald V.