Tem sentido enjoo e cansaço com frequência? Pois saiba que você pode estar com problemas cardíacos, de acordo com relatório publicado pela Associação Americana do Coração.
O documento aponta que, entre as mazelas associadas ao sistema cardiovascular, estão enfermidades como doença arterial periférica, distúrbios do ritmo cardíaco, acidente vascular cerebral, doença valvular, insuficiência cardíaca e ataque cardíaco.
Por medo de descobrir algum problema, muitas pessoas não procuram auxílio médico e doenças cardíacas podem aparecer de forma silenciosa. Mas alguns sintomas indicam que algo não está correndo bem. Dor no peito, falta de ar, queda de pressão e pico de pressão, por exemplo, estão entre eles. Além disso, fadiga, ganho de peso, distúrbios do sono e até mesmo depressão podem também estar relacionados a isso.
Problemas cardíacos: quais os sintomas?
Dor no peito, por exemplo, não é o único sintoma de um possível ataque cardíaco. Tontura, enjoo, cansaço incomum, suor frio e até falta de ar podem estar relacionados a esse problema. O mesmo acontece com insuficiência cardíaca, que também pode estar associada à disfunção cognitiva, distúrbios de humor, insônia, dor, intolerância a exercícios físicos, vômitos, dor de estômago e até perda de apetite.
A doença da válvula cardíaca, por outro lado, tem como um dos principais indícios a falta de ar, mas também pode ser diagnosticada por hipertensão pulmonar. Já o acidente vascular cerebral (AVC) é bastante perceptível com a paralisia parcial do corpo, incluindo o rosto.
Já as arritmias também podem estar relacionadas a cansaço, falta de ar, tonturas, dor no peito, ansiedade e até desmaio; enquanto as doenças arterial periférica e venosa periférica tem como sintoma comum a dor nas extremidades durante uma simples caminhada, mas também pode ser identificada quando tempos fadiga excessiva, cãibras, síndrome das pernas inquietas e irritação da pele.
Veja também: Lista reúne 9 profissões que DEIXARÃO de existir; surpreendente!
Sintomas diferentes em homens e mulheres
Além disso, pesquisadores observaram que os sintomas tendem a ser experimentados de maneira diferente por homens e mulheres. Inclusive com o passar do tempo, visto que essas doenças se desenvolvem a longo prazo.
Segundo os cientistas, as mulheres costumam relatar mais sintomas do que os homens. Ademais, são mais propensas a desenvolverem depressão e ansiedade.
Mas, vale destacar também que, não necessariamente esses sintomas indicam problema cardíacos. As causas podem ser as mais diversas, indo de uma pancreatite a uma pedra na vesícula, por exemplo. Portanto, a dica é: passou mal, procure assistência médica.
Veja também: Brasil ainda terá outros feriados nacionais; confira as datas e prepare sua agenda