A Xiaomi decretou o fim do Redmi 8, do Redmi 8A e de outros celulares, que a partir de agora não receberão mais atualizações. Os produtos da marca chegam ao fim do suporte quanto não contam mais com novas versões do Android e nem mesmo com os pacotes de segurança do sistema, mantido pelo Google. Isso significa que esses aparelhos tendem a ficar mais suscetíveis a problemas de vulnerabilidade de sistema.
O encerramento do suporte às atualizações periódicas chegou de modo inesperado a um smartphone específico, o Poco X2. Isso porque o aparelho foi contemplado com uma versão de teste da MIUI 13, interface personalizada da Xiaomi baseada no Android 12. A versão final do sistema não foi oficializada, devido a uma série de bugs. Ainda assim, os usuários aguardavam que uma versão estável fosse disponibilizada.
Redmi 8 e Redmi 8A, lançados oficialmente no Brasil, aparecem na lista de encerramento do suporte da Xiaomi — Foto: reprodução/Xiaomi
Lista dos smartphones Xiaomi de deixam de receber suporte
A lista apelidada de EOS (“End of Support” ou “fim do suporte”, em português) da Xiaomi ganhou quatro novos nomes nesta segunda-feira (26). São eles:
- Redmi 8
- Redmi 8A
- Redmi K30 5G
- Poco X2
Da lista, apenas Redmi 8 e Redmi 8A chegaram a ser comercializados de forma oficial no Brasil. Os outros dois smartphones (Redmi K30 5G e Poxo X2) ainda podem ser vistos em sites de produtos importados.
Vale lembrar que a presença de um novo dispositivo na lista EOS da Xiaomi não significa, necessariamente, que os dispositivos deixaram de ser considerados seguros para uso. Quem utiliza algum dos modelos listados deve manter cuidados básicos como, por exemplo, utilizar apenas aplicativos oficiais e garantir que estejam atualizados.
Com informações de GizmoChina e Xiaomi Security Center